CI

Encontro Tecnológico de Verão supera expectativas

Coodetec, em parceria com a Bayer CropScience e M.A. Máquinas/John Deere, reúne 450 pessoas em um único dia


Coodetec, em parceria com a Bayer CropScience e M.A. Máquinas/John Deere, reúne 450 pessoas em um único dia; visitantes tiveram acesso à novidades para o campo
 
A chuva não intimidou agricultores e técnicos de todo Paraná. O público surpreendeu e compareceu em peso ao Encontro Tecnológico de Verão Coodetec 2012. A expectativa era a de que até 600 pessoas passassem pelo evento nos dois dias (12 e 13), sendo 300 por dia. Porém, somente na quinta-feira (12), o campo experimental da Cooperativa recebeu 450 visitantes. “A chuva não desanimou os produtores, pelo contrário, trouxe mais energia para quem trabalha no campo. Estávamos passando por dias secos, difíceis para a agricultura. E, com este clima e sensação de alívio, pudemos apresentar ótimas oportunidades de ganho na lavoura. A Coodetec inova em 2012 e traz ao produtor cultivares e híbridos que irão contribuir com o sucesso no campo”, afirmou o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro.
 
Nas seis estações do Encontro Tecnológico de Verão Coodetec, o participante encontrou informações para alcançar os melhores resultados. A Coodetec, em parceria com a Bayer CropScience e a John Deere, através da M.A. Máquinas, trouxe cultivares de soja, híbridos de milho, máquinas, produtos para condução da lavoura e tratamento de sementes. Para o engenheiro agrônomo da Plantar, Mauro Maia, este é o melhor momento para atualização. “A velocidade da tecnologia é muito grande e, quem não está buscando informações, vai ficar pra trás. Temos novidade todo mês, toda semana e precisamos participar de eventos como esse para conseguir acompanhar a tecnologia. É a melhor ferramenta a nível de recomendação e de campo.”
 
Novidades - A Coodetec apresentou, durante o evento, cultivares e híbridos que atendem as atuais demandas do agricultor. Entre as variedades de soja, o visitante encontrou cultivares de plantio antecipado, diversidade de ciclo, crescimento indeterminado, tolerância a nematoides e doenças. Já, para os produtores de milho, foram lançados híbridos superprecoces, de alto potencial produtivo, tolerância ao acamamento, com sanidade foliar e de grão.
 
O gerente comercial Sul da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues, ficou satisfeito com o evento. “Para nós é extremamente importante atender produtores e profissionais da área, esclarecendo dúvidas e trazendo orientações. Quem passou pelo evento poderá colocar em prática os apontamentos dos pesquisadores e palestrantes, tendo assim, bons resultados na lavoura. O sucesso do agricultor, também é o nosso sucesso.”
 
Percepção dos parceiros
 
A programação do Encontro Tecnológico de Verão Coodetec 2012 teve início com a palestra do consultor, engenheiro agrônomo e produtor irrigante de milho, Jorge Verde. Ele encontrou um público muito interessado na sua experiência com o milho segunda safra. Durante o evento, Verde apontou experiências e práticas de manejo para a excelência no plantio de milho safrinha. Segundo o palestrante, alguns produtores ainda utilizam experiências e ensinamentos de avós. “Dá para seguir estes conselhos, porém é preciso atualizar os conceitos. Para se ter sucesso na lavoura é preciso, antes de tudo, planejamento. É necessário fazer análise de solo, compra antecipada do híbrido e de fertilizantes. Também é importante definir a fórmula que será utilizada. Agricultura é muito fácil de conduzir, mas precisa saber o momento certo”, argumentou.
 
A Bayer CropScience, em duas estações, trouxe explicações e soluções para o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas nas lavouras de milho e soja. “Mostramos aos participantes os benefícios do manejo correto nas culturas de milho safrinha e soja. Sabemos que o milho logo vai ser semeado e apontamos o manejo adequado para manter a lavoura vigorosa, sem pragas, doenças e plantas daninhas”, detalhou o agrônomo de desenvolvimento de mercado da Bayer CropScience, André Angonese. Ainda, segundo ele, os visitantes tinham muitas dúvidas sobre o manejo de ácaros na soja. “Esta é uma praga de difícil visualização e o prejuízo, muitas vezes, só é percebido quando as lavouras já apresentam sintomas de grande ataque. Trata-se de praga que tem controle, basta adotar o manejo correto”.
 
A John Deere, através da M.A. Máquinas, trouxe informações e atualização sobre plantadeiras e pulverizadores. Nesta estação, os participantes conheceram de perto o Pulverizador Autopropelido 4630. “Boa parte da tecnologia disponível em sementes, em fungicidas e inseticidas só tem boa atuação se for bem aplicada. Aplicar produto na lavoura é um processo extremamente complicado, então a máquina tem que dar a possibilidade de fazer a correta aplicação defensiva, caso contrário, joga-se dinheiro fora”, destacou o especialista em tratos culturais, Cristiano Trevizam. De acordo com ele, o Encontro Tecnológico de Verão Coodetec 2012 foi um fechamento de ciclo. “Todos os produtos apresentados neste evento, tanto sementes, quanto defensivos, são usados em nossos equipamentos. Aqui conseguimos passar para o produtor a importância de tomar cuidado em cada etapa do processo produtivo.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.