CI

Energia solar pode ser alternativa para o agronegócio

O aumento substancial da tarifa de energia tem gerado uma grande procura por fontes alternativas


Foto: Marcel Oliveira

O aumento substancial da tarifa de energia tem gerado uma grande procura por fontes alternativas, e esse também é o caso do setor rural. Segundo pesquisa realizada pela Aneel e Absolar, em 2021, o agronegócio já abrange pouco mais de 13% da potência de energia solar instalada no país e ultrapassou R$1,7 bilhão de investimento em 2020.

"O agronegócio brasileiro é o setor que mais cresce no país e a tecnologia da energia fotovoltaica chega para agregar valor à produção e reduzir gastos, aumentando assim a competitividade", afirma Javier Reclusa, CEO da STI Norland - uma das líderes globais na fabricação e instalação de trackers, utilizados nas usinas de energia solar.

Um estudo da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) apontou que, com o uso da energia solar, a conta de luz pode ficar até 95% menor. Além disso, trata-se de uma fonte de energia limpa, renovável e de fácil manutenção. No Brasil, segundo previsão da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia solar deve liderar a matriz energética até 2040.

"No campo o sistema de irrigação e produção de leite são atividades com alto consumo de energia elétrica. Uma excelente oportunidade da energia solar estar cada vez mais presente no agronegócio", concluiu Reclusa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.