Engenharia enzimática alimenta apetite de químicos verdes
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

Engenharia enzimática alimenta apetite de químicos verdes

Esses compostos têm diversas aplicações agroquímicas e farmacêuticas
Por: -Leonardo Gottems

Cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, desenvolveram um método biológico que imita como as plantas trabalham para produzir compostos químicos vitais para aplicações nas indústrias farmacêutica e agroquímica. Usando enzimas da mesma forma que as plantas, os cientistas criaram bactérias que "digerem" moléculas para sintetizar novos compostos em um processo que é reutilizável e gera o mínimo de resíduos.

Seus resultados foram publicados na revista ACS Catalysis e podem ajudar as indústrias farmacêutica e agroquímica a tornar seu processo de fabricação mais ecológico. Os cientistas se concentraram em reproduzir o processo chamado via indol-3-acetamida (IAM), que é usado pelas plantas para produzir compostos como indolamidas, ácidos carboxílicos e auxinas. Esses compostos têm diversas aplicações agroquímicas e farmacêuticas, mas são de difícil fabricação para a indústria, exceto pelo uso de catalisadores químicos, que produzem uma grande quantidade de resíduos químicos altamente tóxicos.

Embora os cientistas saibam há décadas como a natureza produz essas moléculas, até agora não havia tecnologia que pudesse reproduzi-las em um processo industrial. O estudo, financiado pela UK Research and Innovation e pela Royal Society, foi liderado pelo Dr. Binuraj Menon da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Warwick. Menon disse que “Sabíamos que existem vários caminhos para moléculas de auxina nas plantas. Além disso, algumas bactérias fitopatogênicas usam essas vias para infectar e crescer em suas raízes. No entanto, ao tentar reconstruí-lo em um hospedeiro microbiano industrial amigável, sempre nos deparamos com vários problemas funcionais”.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.