CI

Ensaios de soja da Coopavel destacam cultivares da Fundação Pró-Sementes

FPS Netuno RR e FPS Júpiter RR ficaram entre as mais produtivas


FPS Netuno RR e FPS Júpiter RR ficaram entre as mais produtivas

Com o objetivo de orientar técnicos e associados, a Coopavel Cooperativa Industrial, com sede em Cascavel (PR), realiza ensaios de cultivares de soja e milho há 15 anos. Nesta safra de verão, foram testadas 36 cultivares de soja em três diferentes épocas de semeadura, na cidade de Cascavel. Dentre elas, duas cultivares licenciadas pela Fundação Pró-Sementes se destacaram.

Na primeira época de plantio, semeada em 26 de setembro de 2011, a soja FPS Netuno RR ficou em terceiro lugar, produzindo 76 sacos por hectare, três a menos que a primeira colocada. Já na segunda época, cuja semeadura ocorreu dia seis de outubro, a FPS Júpiter RR obteve a segunda colocação, com uma produtividade de 77 sacos por hectare, apenas um abaixo da cultivar mais produtiva.

Segundo o engenheiro agrônomo da Coopavel responsável pelos trabalhos de pesquisa, Jorge Luiz Knebel, a produtividade média dos ensaios ficou aproximadamente 25% menor do que o esperado devido à estiagem que atingiu a região.

A FPS Netuno RR é uma soja de ciclo precoce, indicada para o RS, SC, PR, sul e oeste de SP e sul do MS. Também de ciclo precoce, a FPS Júpiter RR é recomendada para o RS, SC, PR sudoeste de SP e sul do MS. Ambas as cultivares são licenciadas pela Fundação Pró-Sementes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.