CI

Entenda as vantagens do gerador de energia no agro

Energia é um dos itens que mais interferem no orçamento do processo do setor agropecuário


Foto: Nadia Borges

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou que a balança comercial do agronegócio brasileiro entre janeiro e novembro de 2020 teve saldo superávit de US$ 81,9 bilhões, o maior da história no período. Foram exportados US$ 93,6 bilhões, que superou o recorde de 2013.

De acordo com o levantamento da CNA a partir de dados do Ministério da Economia, em relação à 2019, o valor exportado cresceu 4,9% e o volume aumentou 10,6%, chegando a 204,5 milhões de toneladas.

Para manter esse desempenho, a execução de todas as etapas no setor não pode registrar intercorrências. O agronegócio depende da energia contínua, seja pelo fornecimento das concessionárias ou por gerador de energia como complemento e alternativa de segurança para evitar desabastecimento.

Vantagens do uso do gerador de energia

A energia é um dos itens que mais interferem no orçamento do processo do setor agropecuário. Sem ela, toda a cadeia produtiva pode ser comprometida. A falta, as oscilações e as falhas no fornecimento impactam na logística e na infraestrutura.

É vital para manter os sistemas de irrigação das lavouras, a ordenha mecânica das vacas, a refrigeração e a climatização adequadas à valeprodução do leite e à conservação dos produtos, a ventilação e a temperatura ideal dos aviários, o processamento da produção à comercialização de grãos, entre outros exemplos.

O agronegócio precisa de energia, muitas vezes, em regiões isoladas, que estão expostas ao ambiente e às intercorrências naturais, como chuvas, ventos e raios. Nem sempre a concessionária consegue fornecer com a qualidade e a frequência adequadas.

Neste contexto, os geradores de energia são mais do que suporte, podendo representar a única fonte de abastecimento, impedindo a suspensão das atividades e os consequentes prejuízos. Se usado corretamente, o grupo gerador pode promover queda de até 30% dos gastos com energia elétrica, principalmente nos horários de pico. 

Telemetria permite acompanhamento remoto

A tecnologia permite uma vantagem: a telemetria, ou seja, a comunicação de informações entre sistemas, por meio de dispositivos sem fio. Ela disponibiliza a localização geográfica em tempo real dos geradores, por meio de mapa ou em visão por satélite. De forma remota, por ondas de rádio ou sinais de satélite, os níveis de tensão, potência, corrente e outras grandezas são acompanhados pelos técnicos.

Estes dados apontam os indicadores para a necessidade de manutenção preventiva e quando deve ser feita. Desta forma, impede o deslocamento desnecessário de técnicos e acelera a correção de problemas. Os especialistas podem intervir à distância e restabelecer as condições de operação.

Importância da EaaS no agronegócio

Apostar em Energy as a Service (EaaS) - energia como um serviço, em tradução livre - é uma das possibilidades para o agronegócio. Nesse modelo, o cliente contrata uma empresa responsável pela prestação do atendimento em geração de energia adaptado asa suas demandas.

Assim, o negócio tem acesso a fornecimento personalizado, com os modelos mais adequados, monitoramento, manutenções, atualização da tecnologia, suporte de plantão para reparos e substituições. 

A intenção é ter a garantia de atendimento técnico mais seguro e eficiente, além de obter qualidade e confiança na geração de energia, com alto desempenho, com menor índice de falhas e maior controle operacional.

*Informações da assessoria de impensa.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.