Entenda o processo de gestão dos nutrientes no solo
CI
Imagem: Anderson
CONTEXTO DOS FERTILIZANTES

Entenda o processo de gestão dos nutrientes no solo

Quando se faz um processo de adubação com macronutrientes, configura-se parte da suplementação das necessidades nutricionais que a planta precisa
Por: -Aline Merladete

O agricultor brasileiro encontra, no cotidiano de suas atividades, alguns problemas que afetam a denominada gestão dos nutrientes no solo, como as alterações na aplicação dos fertilizantes, gerando mau aproveitamento dos nutrientes; mau enraizamento e baixo arranque inicial dos cultivos; erros causados na distribuição dos fertilizantes que elevam o custo operacional de aplicação; problemas de empedramento e dificuldades de aplicação que são causados pela alta higroscopicidade dos fertilizantes nitrogenados e potássicos.

Assim, o agricultor enfrenta perda de rentabilidade, sentimento de frustração e impotência por não conseguir gerir as ineficiências do uso de fertilizantes de solo, além do aumento no nível de cobrança por sustentabilidade e de produtividade. 

É preciso, portanto, que o agricultor possa solucionar esses problemas, diminuindo ou eliminando a baixa eficiência dos fertilizantes com o uso de fertilizantes NPK; melhorar a aplicabilidade dos fertilizantes sem gerar desuniformidade, com uma fórmula de excelente escoabilidade, aumentar o enraizamento das culturas através de estímulos para maior aproveitamento dos nutrientes no solo, utilizar um fertilizante na medida certa para a maior expressão da produção com sua sustentabilidade.

Pensando especificamente no uso dos nutrientes no solo, é ideal observar a seguinte dinâmica: na produção de determinada cultura é preciso adubar o solo e a forma tradicional de adubação é utilizar fontes de Nitrogênio, Fósforo e Potássio, encontradas no fertilizante NPK. Quando se faz um processo de adubação com esses macronutrientes, configura-se parte da suplementação das necessidades nutricionais que a planta precisa.

assessoria de imprensa.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.