CI

Entidade divulgará agricultura irrigada

“Muitos não tem noção do quanto a irrigação é importante para todo o tipo de cultivo, desde as flores até os alimentos"


Foto: Divulgação

Uma das formas de aumentar a produção e a qualidade dos alimentos, em meio a um período em que a garantia da segurança alimentar é fundamental, é a irrigação. Nesse contexto, foi oficializada a Rede Nacional de Irrigantes (RENAI), uma iniciativa do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Lineu Neiva Rodrigues.

O objetivo da nova entidade é representar o setor de irrigação e fazer a interlocução com diversos setores da sociedade. “A irrigação ainda é um setor que não tinha uma instituição que pudesse fazer essa interlocução com os diversos setores, como o governo, o congresso, a mídia e a sociedade civil. Esse é um setor moderno, que está vindo para revolucionar a agricultura por meio da tecnologia da irrigação, com maior potencial de contribuir para o aumento da segurança alimentar e ambiental, bem como para redução da fome e da pobreza, além de gerar grande número de empregos”, afirmou Luiz Roberto Barcelos, presidente da entidade.

A RENAI é uma entidade sem fins lucrativos, composta por 13 Associações de Irrigantes, 7 polos de Irrigação, 12 dos principais nichos da agricultura que dependem da irrigação e 6 das principais empresas de irrigação. Apesar de seu alto potencial tecnológico para a melhoria na quantidade e qualidade alimentar, a irrigação sobre pelo alto índice de desinformação, que dificulta o avanço de novas áreas de cultivo irrigado.

“Muitos não tem noção do quanto a irrigação é importante para todo o tipo de cultivo, desde as flores até os alimentos. Todos os alimentos dependem de água e o uso racional faz com que a produção aumente e seja capaz de alimentar um maior número de pessoas”, finalizou o Presidente do IBRAFE e Diretor de Comunicação da RENAI, Marcelo Eduardo Lüders.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.