CI

Entidade do MT quer BR e o fim da zona tampão

Entidades de Cáceres (MT) bucam solução para a BR 070 e pedem fim da zona tampão que impede o escoamento da carne


Representantes de uma dezena de entidades da sociedade civil de Cáceres (MT) estão se organizando para buscar medidas eficazes para resolver dois problemas que estão gerando graves prejuízos para o município. O primeiro diz respeito ao péssimo estado da BR 070, no trecho que liga Cáceres a Cuiabá. O segundo se refere ao fim da zona tampão que impede que a carne produzida no município seja exportada para a Europa.

Em relação à zona tampão, o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Amarildo Merotti, diz que o fato do município estar dentro desta área restritiva tem gerado grandes prejuízos aos pecuaristas e que refletem diretamente na economia de Cáceres, que tem como base econômica a pecuária. Segundo ele, o preço da arroba do boi produzido em Cáceres tem uma desvalorização média de R$ 5 em relação à arroba produzida em outros municípios. “Nós temos uma perda de cerca de 10% em relação aos municípios da região. Essa defasagem aliada às constantes quedas no preço da arroba do boi tem feito o pecuarista perde a liquidez e entrar numa situação irreversível”, alerta. O município está há mais de uma década e meia sem registro de febre aftosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.