Entidades se unem para estimular plantio de grãos após colheita do tabaco
CI
Agronegócio

Entidades se unem para estimular plantio de grãos após colheita do tabaco

Assinado termo para estímulo do plantio de grãos
Por:
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio assinou, na terça-feira (25), logo após o ato de abertura da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, termo de cooperação técnica com diversas entidades para que atuem, de forma conjunta, no estímulo do plantio de grãos, especialmente milho e feijão, após a colheita do tabaco.

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, o termo estabelecerá o compromisso dos envolvidos na promoção daquela iniciativa, capaz de diversificar e aumentar a renda dos fumicultores. “A terra fica ociosa depois da colheita do fumo e com um volume considerável de nutrientes no solo, então, temos que aproveitar e explorar uma outra cultura para que tenhamos mais produção e mais renda”, explicou Fioreze.

Ele também defende investimentos em irrigação, já que os equipamentos podem e devem ser utilizados tanto quanto para o tabaco, como para as lavouras de grãos. “Isso aumenta a produção, a produtividade e a qualidade dos produtos”, explicou Fioreze.

A Secretaria da Agricultura dispõe de pelo menos dois programas que já trabalham neste sentido. O Mais Água, Mais Renda e o RS Mais Grãos, que subvencionam os investimentos na aquisição de sistemas de irrigação e na adaptação ou construção de estufas e estruturas de armazenagem, além de oferecer agilidade na obtenção das licenças e outorgas ambientais.

Assinarão o termo de cooperação a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sinditabaco, Fetag e Farsul.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink