CI

Enzimas melhoram competitividade na avicultura

Leandro Hackenhaar, gerente de pesquisas da empresa, aposta em enzimas para melhorar produtividade, reduzir custos e impacto ambiental da produção animal


Leandro Hackenhaar, gerente de pesquisas da empresa, aposta em enzimas para melhorar produtividade, reduzir custos e impacto ambiental da produção animal

Em uma época de novos patamares de preços das commodities agrícolas, o uso de enzimas tem se tornado uma ferramenta estratégica que contribui com o desenvolvimento da avicultura e suinocultura, afirma o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Agroceres Multimix e diretor do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), Leandro Hackenhaar.


“As enzimas ganharam maior relevância em função das altas significativas nos custos dos ingredientes. São aditivos de alta tecnologia e atendem as principais demandas da avicultura moderna. O uso de enzimas evoluiu consideravelmente nos últimos anos, pois além de sensível redução de custo destas, houve o aumento da oferta de produtos que atuam em diferentes substratos. Hoje representam uma oportunidade real de redução do custo alimentar e do impacto ambiental provocado pela atividade produtiva”.


Uso combinado de enzimas
Quantificar o benefício econômico do uso combinado de diferentes tipos de enzimas, como fitases e carbohidrases, por exemplo, é apontado por Hackenhaar como um dos principais desafios relacionados ao uso comercial de enzimas.

“No Centro de Pesquisas da Agroceres Multimix, objetivamos definir as melhores combinações de enzimas, bem como as aplicações mais apropriadas para maximizar os benefícios de nossos produtos e recomendações. Com base em nossas pesquisas, temos verificado alguma variação nas respostas de alguns “arranjos” entre enzimas, mas acredito que este é um caminho sem volta”


A equipe da Agroceres Multimix vai prestigiar o I Congresso Sobre Aditivos na Alimentação Animal "Enzimas", que será realizado pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), a partir de amanhã, dia 30 de novembro, e dia 1º de dezembro, no auditório do Instituto Agronômico de Campinas, no interior de São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.