CI

Epagri e Basf lançam cultivar de arroz irrigado

Cultivar SCS117CL é tolerante ao herbicida que permite o controle do arroz vermelho


Epagri e a Basf fazem o lançamento da nova variedade de arroz irrigado no dia 16 de fevereiro, às 9h30, na Estação Experimental de Itajaí para agricultores, produtores de sementes e de grãos, técnicos e lideranças rurais.

A cultivar SCS117CL é tolerante ao herbicida que permite o controle do arroz vermelho, que é a principal planta daninha da cultura do arroz irrigado. “Abre-se a possibilidade de produção de arroz comercial, com elevada qualidade, em áreas contaminadas com esta planta daninha”, informa o pesquisador e coordenador da equipe do projeto de arroz irrigado da Epagri, Moacir Antonio Schiocchet que destaca outra vantagem para o produtor, que é a redução do custo de produção.

A descoberta do gene de tolerância para os herbicidas do grupo químico das imidazolinonas em arroz foi feita por pesquisadores da Universidade da Louisiana (LSU) nos Estados Unidos. Por meio de trabalhos em parceria, envolvendo a Epagri e a Basf esta característica de tolerância foi incorporada através de hibridação e melhoramento convencional, em cultivares de arroz adaptadas ao sistema pré-germinado, predominante em Santa Catarina.

A SCS117CL é uma cultivar de ciclo tardio, com 144 dias da emergência até a completa maturação dos grãos, para as condições da Estação Experimental de Itajaí. Possui excelente arquitetura de planta e perfilhamento e altura média de 104 cm na fase de completa maturação. Em condições experimentais, a cultivar apresentou produtividade de 9 toneladas por hectare na média de três anos em cinco locais do estado de Santa Catarina. É considerada médio/resistente a brusone, suscetível à mancha-parda e resistente à toxidez indireta por ferro.

“Vale lembrar que a manutenção e preservação deste eficiente sistema de controle de arroz vermelho está diretamente associada à adoção, pelos agricultores, das recomendações técnicas do Sistema de Produção Clearfield de Arroz”, alerta o chefe da EEItajaí, José Alberto Noldin. Além de utilizar a SCS117CL da Epagri, em associação com a aplicação do herbicida Only da Basf, é essencial seguir o programa de monitoramento das lavouras, avaliando a efetividade do controle. O conjunto das ações – cultivar Clearfield SCS117CL, herbicida Only e programa de monitoramento é denominado “Sistema de Produção Clearfield”.

Schiocchet informa que os produtores de arroz irrigado interessados em adquirir sementes da nova cultivar SCS117CL para plantio da safra 2012/2013, encontrarão semente comercial junto aos produtores de semente associados a Associação Catarinense de Produtores de Semente de Arroz Irrigado (Acapsa) e licenciados pela Basf. A produção de semente básica continua sob a responsabilidade da Epagri na Estação Experimental de Itajaí.
O arroz irrigado em Santa Catarina

Graças às pesquisas desenvolvidas pela EEI, Santa Catarina é o segundo produtor nacional de arroz irrigado, com produtividade média de 7 mil quilos por hectare, um aumento de mais de 300% se comparada à década de 70, quando as produtividades catarinenses de arroz irrigado eram menores que 2 mil quilos/ha. Em Santa Catarina, o arroz é cultivado em mais de 12 mil propriedades agrícolas com a participação efetiva de 8 mil produtores rurais que atuam na atividade principalmente na forma de exploração familiar.

O estado de SC também é reconhecido por produzir a melhor semente de arroz irrigado do Brasil. A Acapsa congrega 26 associados que abastecem com semente certificada todo mercado catarinense e a demanda dos estados brasileiros que são produtores. A Estação Experimental de Itajaí já desenvolveu e disponibilizou aos produtores de semente, 16 novas cultivares de arroz. Estão em fase de lançamento duas novas cultivares dos tipos vermelho e preto, destinadas a mercados especiais de arroz integral. Além dessas cultivares, o trabalho de pesquisa na Estação Experimental de Itajaí desenvolveu e adaptou tecnologias para o cultivo sustentável do arroz irrigado. A adequação e disseminação do cultivo, com a utilização de sistema pré-germinado em todo o Estado, foi uma das razões que possibilitaram a permanência dos agricultores na atividade. A recomendação de utilização de adubação em doses e épocas adequadas juntamente com a aplicação de produtos registrados para o controle de plantas daninhas, combate a insetos e doenças também possibilitou a redução de custos e elevação da renda do produtor. Atualmente são cultivados aproximadamente 150 mil hectares com uma produção de 1,05 milhão de toneladas. Em valores brutos são movimentados a cada safra de arroz irrigado, R$600milhões.

Serviço:

Data: 16 de fevereiro de 2012
Local: Estação Experimental da Epagri/Itajaí
Horário: 9h – Recepção e café
Lançamento no Auditório da EEI – 9h30
Visita a campo para conhecer a produção de semente básica e experimentos com SC117CL – das 10h30 às 12h
Almoço – 12h

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.