CI

Epamig lança novas cultivares de arroz durante dia de campo

O dia de campo de arroz acontece no dia 1º de março na Fazenda Experimental de Lambari, no Sul de Minas


O dia de campo de arroz acontece no dia 1º de março na Fazenda Experimental de Lambari, no Sul de Minas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza no dia 1º de março, o dia de campo de arroz, que acontece na Fazenda Experimental de Lambari, no Sul de Minas. Durante o evento serão apresentadas duas novas cultivares de arroz desenvolvidas por pesquisadores da Epamig, em parceria com outras instituições de pesquisa, para cultivo em Minas Gerais. Os participantes conhecerão em dinâmica de campo as características dessas novas cultivares para cultivo em terras altas e várzeas.


Desde a década de 70 a Epamig desenvolve pesquisas de avaliação e seleção de linhagens e cultivares de arroz, realizadas em parceria com outras instituições. O programa de melhoramento genético dessas culturas alimentares busca desenvolver cultivares mais produtivas e com melhor aceitação no mercado.

Segundo o diretor de Operações Técnicas da Epamig, Plínio Soares, que é também melhorista de arroz, as pesquisas para desenvolvimentos das cultivares BRSMG Rubelita - cultivo em várzea e BRSMG Caçula - cultivo em terras altas - foram conduzidas por cerca de 10 anos, em diversas regiões do Estado.“Antes do lançamento de novas cultivares são realizadas avaliações de qualidade de grãos em termos de rendimento de grãos inteiros no beneficiamento dos materiais genéticos, além de pesquisa de aceitação do produto por donas de casa, quanto à textura, sabor e aroma após o cozimento”, explica o pesquisador.

A cultivar Rubelita, testada por pesquisadores da Epamig e Embrapa Arroz e Feijão, é recomendada para plantios em condições de irrigação por inundação em várzea. Já a cultivar Caçula, pesquisada pela Epamig, Embrapa Arroz e Feijão e Universidade Federal de Lavras (Ufla), é indicada para terras altas com ou sem irrigação por aspersão. Essas cultivares apresentaram adaptabilidade e estabilidade de produção em diversas regiões de Minas Gerais.

As pesquisas foram viabilizadas através de projetos de pesquisas aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que apoiaram tanto em aporte financeiro, quanto em bolsas de produtividade e iniciação científica.


Segundo Plínio, a produção de arroz e feijão em Minas Gerais é realizada, principalmente, por pequenos produtores, mas as cultivares de arroz desenvolvidas pela Epamig atendem do pequeno ao grande orizicultor. Ele explica que para o pequeno produtor, que tem menos capacidade de assumir riscos, é fundamental realizar o plantio na época correta, que deve ser concentrado em outubro e novembro. O pesquisador também alerta para outro importante aspecto: o ponto ideal da colheita. “Deve ocorrer quando os grãos da panícula estão verde-amarelados”, explica.

Melhoramento genético em arroz

Recentemente aprovado pela Fapemig, o projeto “Avaliação, seleção e recomendação de cultivares e linhagens de arroz irrigado em Minas Gerais” dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos no programa de melhoramento genético do arroz da Epamig. O projeto, de autoria do pesquisador Plínio Soares, testará novas linhagens e cultivares adaptadas às condições de várzeas. Serão realizados ensaios de avaliação nas Fazendas Experimentais da EPAMIG em: Lambari (Sul de Minas), Leopoldina (Zona da Mata) e Nova Porteirinha (Norte de Minas). A previsão para conclusão desse projeto é de dois anos. Os resultados esperados são lançamentos de cultivares mais tolerantes às principais pragas e enfermidades e que possuam grãos longos e finos, agulhinha, de boa qualidade industrial e de cozimento.

Serviço:

Dia de Campo de Arroz em Lambari – Sul de Minas Gerais

Data: 1° de março de 2012

Horário: 8h às 11h

Local: Fazenda Experimental da Epamig - Rodovia BR 460, Km 10 - Nova Baden

Informações: (35) 3271-1381 / [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.