CI

Epamig promove edição virtual do Encontro Tecnológico do Café

O evento será on-line com conteúdo disponibilizado pela Rede Social do Café


Foto: Pixabay

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza, na próxima quinta-feira (29/4), a 16a. edição do Encontro Tecnológico do Café. Pelo segundo ano consecutivo, o evento, que tradicionalmente acontece no Campo Experimental da empresa em São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas), será on-line com conteúdo disponibilizado pela Rede Social do Café.

As cinco estações de campo estarão disponíveis a partir das 8h. A abertura será feita pelo chefe-geral da Epamig Sul, César Botelho. A pesquisadora Sonia Salgado vai abordar a situação dos nematoides na cafeicultura e destacar a importância do acompanhamento do desenvolvimento e da produção das lavouras. A ação desses microrganismos de solo causa disfunções na absorção de água e nutrientes, que podem provocar danos de leve a graves e até culminar até eliminação de talhões.

O pesquisador Rodrigo Luz da Cunha falará sobre o cultivo consorciado do café com espécies arbóreas madeireiras e frutíferas. Alternativa que, além de representar uma opção de ganho para o produtor, pode minimizar alterações climáticas, funcionar como quebra-ventos e como abrigo para inimigos naturais de pragas. Os pesquisadores João Christosomo Neto e Elifas Nunes vão tratar, respectivamente, da nutrição do Cafeeiro e do uso da braquiária no manejo do mato. O chefe regional da Emater-MG em Guaxupé, Williem Araújo falará, sobre cuidados com o uso da bica de jogo na pré-limpeza do café.

Após as apresentações, os contatos dos palestrantes ficarão disponíveis para o atendimento do público em um Plantão Técnico por email. Mais informações [email protected].

Expocafé 2021

A Epamig realiza entre os dias 18 e 21 de maio, a 24ª. edição da Expocafé. A programação, que será totalmente on-line, contará com conteúdos técnicos ao vivo e pré-gravados, dinâmicas de máquinas e quadros especiais como a Expocafé Mulheres e o Hub Conecta Café. Além de estandes virtuais, para a exposição de maquinários, equipamentos e tecnologias para a cafeicultura.

A programação completa será disponibilizada no site do evento www.expocafeoficial.com.br, no qual também será possível fazer inscrições para as atividades.

A Expocafé é organizada pela Epamig e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, da Cocatrel, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), da Emater-MG e do Consórcio de Pesquisa Café.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.