Epamig promove Palmatech Online
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,704 (-2,06%)
| Dólar (compra) R$ 5,40 (0,51%)

Imagem: Divulgação

EVENTO

Epamig promove Palmatech Online

Evento gratuito vai debater a cultura e os usos da palma forrageira;inscrições já estão abertas
54 acessos

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza nos dias 21 e 22 de setembro o Palmatech Online. O evento vai discutir a cultura da palma forrageira e os diversos usos da planta na região do semiárido, com ênfase na utilização para a alimentação do rebanho em períodos de estiagem. As inscrições gratuitas já podem ser feitas pelo site do evento https://www.palmatech.com.br/.

Voltado para a capacitação e atualização de produtores rurais, pesquisadores, acadêmicos, consultores e demais envolvidos com a pecuária no semiárido, o Palmatech contará com dois painéis de discussão. No dia 21 de setembro, a partir das 18h, o tema será “Avanços das pesquisas com a cultura da Palma Forrageira”. Já no dia 22, também às 18h, o assunto será “Palma forrageira na alimentação de ruminantes”.

A programação conta, ainda, com um dia de campo virtual, composto por vídeos e palestras gravados por pesquisadores da Epamig, que trará informações sobre resultados de pesquisas e orientações gerais sobre a cultura da palma forrageira.

A pesquisadora da Epamig e integrante da Comissão Organizadora do Palmatech, Polyanna Oliveira, destaca a importância do encontro para a difusão de tecnologias e troca de conhecimentos sobre a cultura da palma forrageira no Norte de Minas, no Vale do Jequitinhonha e em outras regiões do semiárido. “Nossos objetivos são divulgar as ações existentes, melhorar o embasamento técnico da pecuária no semiárido e possibilitar uma maior interação entre a pesquisa e o setor produtivo”, explica.

Polyanna lembra que o planejamento do Palmatech começou antes da pandemia da Covid-19 e que a proposta era de um evento presencial, em Nova Porteirinha, também no mês de setembro e que, por isso, a programação precisou ser ajustada. “Contaremos com os mesmos palestrantes convidados, que são pesquisadores e professores que possuem grande experiência com cultura da palma, mantendo a mesma qualidade de temas e debates. Mas não teremos os cursos e as atividades práticas”, informa, indicando a intenção de uma edição presencial em setembro de 2021.

O Palmatech Online é apresentado pela Faemg/Senar, com o patrocínio da Nestlé e o apoio institucional da Embrapa, do Instituto Federal Baiano, da Unimontes, da Emater-MG, e demais integrantes Programa Palmas para Minas, lançado em 2017.

Complementação na dieta animal

Desde 2009, a Epamig desenvolve estudos e incentiva o cultivo da palma forrageira. A planta, que é constituída por até 90% de água e mantém-se produtiva mesmo em períodos de estiagem e escassez hídrica, tem sido usada por pecuaristas de regiões semiáridas como opção para complementar a alimentação do rebanho leiteiro, principalmente em tempos de seca.

Ao longo desses anos, a empresa vinculada à Seapa tem avaliado variedades de palma e sistemas de produção compatíveis às necessidades do Norte de Minas e da Bacia do Jequitinhonha. Além de atuar na distribuição de mudas para plantio e multiplicação, em parceria com a Emater- MG, a Epamig também trabalha na difusão de conteúdos e informações técnicas sobre a cultura junto a outras instituições de pesquisa.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink