CI

Epamig realiza 1º Encontro com o Homem do Campo

Participantes irão conhecer tecnologias e oportunidade para o setor agropecuário no Vale do Rio Doce


Participantes irão conhecer tecnologias e oportunidade para o setor agropecuário no Vale do Rio Doce

 

Começa nesta terça-feira, 22, o 1º Encontro com o Homem do Campo, em Ipanema, no Vale do Rio Doce. Em dois dias, o Encontro irá reunir produtores rurais, pesquisadores, extensionistas e técnicos para apresentação de novas tecnologias e discussão de novas possibilidades para a região.

Serão abordados temas como empreendedorismo rural, uso racional e captação da água, café agroecológico, recuperação de pastagens degradadas, hortaliças não convencionais e horta agroecológica. A pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) Maria Celuta Viana irá palestrar, no dia 22, às 15h30, sobre sistema de integração Lavoura, Pecuária e Floresta para a agricultura familiar. "Essa tecnologia permite a reinserção de áreas degradas no sistema produtivo. É uma alternativa para uma agricultura mais sustentável", afirma.

A pesquisadora da EPAMIG Pollyanna de Oliveira irá falar sobre o cultivo de hortaliças e legumes em áreas circulares, que funciona como uma curva de nível. Será apresentado o caso das hortas circulares agroecológicas implantadas em Santa Rita do Itueto. "Tivemos uma experiência muito boa nesses seis meses de cultivo. Além da motivação e complemento na renda, melhoramos a nossa alimentação, por termos mais hortaliças disponíveis para o preparo das refeições", conta Miraci Pereira, agricultora que também produz doces artesanais.

Os participantes também poderão conhecer na prática uma horta urbana agroecológica, que será montada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no dia 23, às 13h. Os pesquisadores da EPAMIG Waldenia Melo Moura, Domingos Sávio Queiroz e Marinalva Woods Pedrosa também participarão do Encontro.

O 1º Encontro Com o Homem do Campo é realizado pela EPAMIG, Emater-MG, em parceria com Senar-MG, Sindicatos Rurais de Ipanema e Pocrane e prefeituras municipais de Ipanema, Pocrane e Taparuba, dentre outras empresas. As inscrições são gratuitas  e podem ser feitas no local do evento.

1º Encontro com o Homem do Campo

Data: 22 e 23 de novembro de 2016

Local: Salão Paroquial  - Rua Coronel Calhau, 245- Ipanema -MG

Montagem da Horta Urbana: (Creas) - Rua Eugênio Nicolato, bairro Morada do Sol - Ipanema-MG

Informações: (33) 99110-4840

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.