CI

Epamig realiza Dia de Campo virtual sobre dupla poda e vinhos de colheita de inverno

Evento online e gratuito vai ocorrer nesta sexta-feira (20/8) com transmissão ao vivo pelo canal da Epamig no YouTube


Foto: Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza no dia 20 de agosto (sexta-feira), de 8h às 12h, mais um Dia de Campo virtual sobre vitivinicultura. Os temas da vez são a dupla poda e a colheita de inverno. O evento, online e gratuito, será transmitido ao vivo pelo canal da Epamig no Youtube.

Minas Gerais conta com 25 produtores de vinho de inverno (são 100 em todo o Brasil), o que gera de 300 a 500 empregos diretos durante o ciclo de trabalho. A produção estimada, com toda a área plantada em produção, é de 4 mil toneladas de uva e 2,4 milhões de litros de vinho. Houve 20% de aumento da área no último ano e a estimativa é a de que o mercado movimente R$ 120 milhões anuais.

Programação

A abertura do Dia de Campo virtual será realizada às 8h pela coordenadora do Programa de Pesquisa em Vitivinicultura da Epamig, Renata Mota, e pelo enólogo da empresa, Lucas Amaral. Em seguida, às 8h30, a pesquisadora da Epamig, Cláudia Rita de Souza, vai conduzir uma discussão sobre porta-enxertos para produção de vinhos de colheita de inverno.

O uso de porta-enxertos oferece diversas vantagens aos produtores, como proteção de pragas e doenças, formação mais rápida das plantas e produção mais acelerada, entre dois e três anos, isso em comparação com plantios feitos a partir de mudas de sementes. Para saber mais, clique aqui.

Na sequência, às 9h, o pesquisador da Epamig, Francisco Câmara, vai destacar novas variedades para vinhos de colheita de inverno. Já às 9h30, a engenheira agrônoma da KP Fértil, Mariana Gonçalves, vai abordar o desempenho da videira Syrah sob dupla poda em diferentes tipos de solo e clima.

Às 10h, o enólogo da vinícola Terra Nossa, Cristian Sepúlveda, será responsável por uma discussão sobre novas regiões produtoras de vinhos de colheita de inverno, além dos desafios enfrentados por produtores do Centro-Oeste do país. Às 10h30, o engenheiro agrônomo e consultor da In Vitis & Enologia, Matheus Meira, vai dar continuidade nas abordagens com foco nos desafios encontrados em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

O Dia de Campo Virtual da EPAMIG será encerrado com a fala da enóloga da Vitácea Brasil, Isabela Peregrino, sobre marca coletiva de vinhos de inverno. Após todas as apresentações, o público terá oportunidade de interagir com os convidados por meio de perguntas feitas no chat.

A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Mais informações por email [email protected] ou (35) 3735-1101.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.