CI

Epamig recebe visita da Polônia e discute cooperação internacional

A delegação polonesa está em Minas para discutir temas como mineração, energia e inovação


Uma delegação composta por oito poloneses visitou a EPAMIG na manhã de hoje (24) para conhecer as pesquisas desenvolvidas pela empresa e pensar parcerias entre o estado de Minas Gerais e a Polônia. A visita fez parte da agenda da delegação que está em Minas com investimentos da Agência Europeia de Desenvolvimento (Eurada), por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC).

O objetivo do Programa é conectar cidades em diferentes países e incentivar a troca de soluções de problemas comuns. O IUC faz parte de uma estratégia de longo prazo da União Europeia de fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação tanto com os setores público e privado, quanto com grupos comunitários e cidadãos.

De acordo com a assessora da Subsecretaria de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Anna Carolina Almeida, a primeira etapa do Programa já foi concluída no último mês com a visita da delegação mineira a Polônia. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), da Fapemig e de setores privados estiveram na região polonesa da Silésia para conhecer as atividades do setor agrícola local.

“Agora, a atual fase é de recebimento da delegação estrangeira para desenharmos estratégias conjuntas de cooperação técnica internacional, com vistas na implementação de projetos em pesquisa e desenvolvimento, acordos comerciais e parcerias”, afirma Anna Carolina.

Na EPAMIG, a equipe polonesa foi recebida pelo presidente em exercício, Trazilbo de Paula, pela chefe do Departamento de Pesquisa, Beatriz Cordenonsi, e pelo pesquisador em meio ambiente, Fúlvio Simão. Trazilbo iniciou o encontro com uma apresentação da empresa e das linhas de pesquisa desenvolvidas. O principal interesse dos poloneses se concentrou em questões sobre o meio ambiente e recuperação de áreas de mineração.

Nesse sentido, Fúlvio apresentou a metodologia de Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA). O método, desenvolvido pela EPAMIG em parceria com a Emater-MG, IEF, Embrapa, UFMG e Fundação João Pinheiro, possibilita abordar propriedades de modos mais amplos e complexos, o que permite que cada propriedade seja compreendida e gerenciada pelos produtores e extensionistas rurais em sua totalidade. 

Quando questionado sobre a atuação da EPAMIG em atendimento às demandas geradas pelos desastres ambientais ocorridos em Mariana e em Brumadinho, Fúlvio explicou que a EPAMIG tem atuado em projetos de monitoramento da água e solos e em atividades de incentivo à retomada das atividades agropecuárias nos municípios afetados.

A delegação polonesa fica em Minas Gerais até a próxima sexta (28). 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.