CI

EPIs agrícolas estão sobre revisão internacional

“Acreditamos que o Comitê aprovará a revisão", diz representante brasileiro


Foto: Marcel Oliveira

O Programa IAC-Quepia e pesquisadores de mais 4 países estão reavaliando a norma da ISO para vestimentas protetivas agrícolas. Vestimentas agrícolas são equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados nas aplicações de defensivos agrícolas e são geridas pela norma ISO 17.491-4, da International Organization Standartization. 

Representante do Brasil no grupo de trabalho global WG3, no âmbito da ISO, que está à frente dos esforços para a eventual modificação da norma, o pesquisador Hamilton Ramos assinala que a iniciativa da entidade certificadora internacional, em fase conclusiva, analisou diversos modelos de vestimentas com intuito de validar alterações propostas. Os outros países representados são Bélgica, Estados Unidos, Japão e Luxemburgo. 

“A principal questão em discussão na ISO reside na validação de dados, resultantes de testes efetuados em uma cabine especial. Este equipamento possibilita simular aplicações de defensivos agrícolas em laboratório. Permite ainda observar e medir impactos de pulverizações na exposição do trabalhador a riscos, atrelados à modelagem inadequada de vestimentas”, informa Ramos, que é coordenador do programa IAC de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura. 

Segundo Ramos, no próximo dia 10 de março, cientistas-membros do WG 3 se reunirão, virtualmente, para comparar resultados obtidos nos diferentes laboratórios e países, e com isso definir pela alteração ou não da ISO 17.491-4, ou, ainda, indicar a necessidade de prosseguimento de estudos. “Acreditamos que o Comitê aprovará a revisão. Evidências relevantes ensejam a necessidade de agregar ganhos quantitativos e qualitativos aos testes aplicados sobre EPI agrícolas e as alterações permitem isso”, conclui Ramos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.