CI

Equilíbrio nas recomendações é objetivo de encontro

Debates giraram em torno de questões ligadas ao zoneamento de focos e compartimentos


Consolidar uma posição conjunta diante dos interesses dos países americanos é um dos objetivos da Reunião da OIE das Américas. No encontro, que acontece até amanhã em Porto Alegre, representantes de mais 20 nações debatem alterações propostas para o Código Sanitário Terrestre.

Na manhã desta terça-feira (28), os debates giraram em torno de questões ligadas ao zoneamento de focos e compartimentos. “São detalhes que podem fazer a diferença na retomada de mercados, por exemplo”, afirma o coordenador do evento, Bernardo Todeschini, do Ministério da Agricultura.”A intenção do primeiro dia do encontro foi justamente trabalhar nos pontos em comum e deixar os itens que têm discordâncias para o segundo dia”, explicou Todeschini sobre a dinâmica da reunião.

O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, que também é presidente da OIE das Américas, explica que a vinda da reunião para ao Brasil, em especial no Rio Grande do Sul,  é fundamental.  “O fato de contar com o apoio do setor privado, no caso o Fundesa, em um evento desta natureza demonstra de forma tácita o entendimento de que a ciência e o conhecimento técnico é o que alavanca o agronegócio brasileiro e no estado”, disse Marques.

A Organização Internacional de Saúde Animal tem 181 países membros e o Brasil fez parte da fundação da entidade. Cada país tem um voto nas decisões que são tomadas anualmente em maio, em Paris. “Independentemente do tamanho do rebanho ou do PIB, cada país tem o mesmo poder de voto na Organização. Ainda que não exista unanimidade, a sanidade é uma só e é feita com base na ciência. Temos que usar isso em prol da sociedade”, concluiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.