CI

Equipamento envasa mil doses de sêmen por hora

Máquina deve agilizar duas horas por dia no ciclo de produção


Foto: Pixabay

A Central de Produção de Sêmen (CPS) da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) acaba de receber um equipamento que dobra a capacidade de envase de sêmen suíno do local, de 500 doses/hora para até 1.000 doses/hora.

A envasadora deve possibilitar o ganho de duas horas por dia em relação ao trabalho desenvolvido durante todo o ciclo de produção, tornando possível finalizar o processo de forma mais ágil. Com o encerramento da produção mais cedo também será possível antecipar a chegada do sêmen nas granjas dos suinocultores.

O equipamento possui painel digital, sensores de presença para detecção dos tubos, balanças de precisão, fechamento dos tubos por sistema de ultrassom e impressora integrada para confecção e colagem das etiquetas de identificação nas doses. Os operadores selecionam o ejaculado a ser processado e através de um comando no painel as doses para IA tradicional ou pós-cervical são envasadas e identificadas.

Outra característica destacada é a possibilidade de envase das doses de um segundo ejaculado, em sequência ao que está em processamento, sem a parada do processo. 

A entidade é pioneira na inseminação artificial no país e desde 2011 trabalha na automação e na capacitação dos técnicos de laboratório da CPS. Neste período, foram aderidos a coleta de sêmen semi-automática, avaliação computadorizada de sêmen, diluição e envase automáticos.

Veja o equipamento:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.