Equipe internacional publica pan-genoma da cevada

Foto: Pixabay

Uma equipe internacional liderada por cientistas do Instituto Leibniz de Genética Vegetal e Pesquisa de Plantas Cultivadas (IPK) na Alemanha, juntamente com colegas do Instituto James Hutton e da Universidade de Dundee no Reino Unido, desvendou a diversidade genética da cevada domesticada. Com o sequenciamento completo do genoma de 20 genótipos diversos, os pesquisadores concluíram a primeira etapa na decodificação da informação genética de toda a espécie, o pan-genoma da cevada.

A equipe de pesquisa usou dados de diversidade genética de toda a espécie para identificar e selecionar 20 genótipos altamente diversos para o sequenciamento completo de cerca de 22.000 amostras de sementes de cevada do banco de genes da IPK. " Os critérios de seleção incluíram as maiores diferenças possíveis em sua diversidade genética, origem geográfica e características biológicas, como inverno ou tipo de primavera, casca de kernel ou tipo de linha", explica Nils Stein, chefe de Genômica para Recursos Genéticos no IPK, a instituição líder do estudo.

Os cientistas descobriram duas diferenças importantes na ordem linear da informação genética nos cromossomos que são chamadas de variantes estruturais. No primeiro caso, um vínculo com o "cruzamento por mutação" foi estabelecido na década de 1960 e, desde então, se espalhou despercebido através do cruzamento com as variedades atuais.  No segundo, a variação observada possivelmente ocorreu e foi selecionada durante a adaptação ambiental, visto que a produção de cevada se estendeu desde suas origens.

“Esta nova constatação confirma que as principais variantes estruturais podem desempenhar um papel decisivo tanto na evolução como no melhoramento das culturas. A única maneira de eles terem sido descobertos é por meio do sequenciamento completo do genoma de vários indivíduos”, explica Robbie Waugh, do James Hutton Institute e da University of Dundee.