ES: vacinação contra febre aftosa acontece até 31 de maio
CI
Imagem: Marcel Oliveira
PECUÁRIA

ES: vacinação contra febre aftosa acontece até 31 de maio

Devem ser vacinados animais de 0 a 2 anos
Por:

A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo acontece até 31 de maio. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. A expectativa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do (Idaf), que coordena a ação, é que sejam vacinados em torno de um milhão de animais. A vacinação pode ser realizada pelos próprios produtores e as vacinas devem ser adquiridas apenas em lojas agropecuárias cadastradas no Idaf. 

Aqueles que não têm animais com até dois anos de idade, devem atualizar o cadastro do seu rebanho.

Para o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (Fepsa-ES), a vacinação deste ano será primordial para contribuir com a cobertura vacinal necessária para que a meta do Espírito Santo de ficar livre da doença sem vacinação seja alcançada, conforme o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) . 

“A vacinação nas duas etapas deste ano de 2022 será decisiva para o Espírito Santo. É uma união de forças entre os pecuaristas, o Fepsa-ES e as autoridades sanitárias para que tornemos o Estado livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinar. É muito importante que o pecuarista vacine seus animais e comprove a vacinação junto ao Idaf. E agora há a opção de fazer a declaração da vacinação online, agilizando para o produtor”, destacou o presidente do Fepsa-ES, Neuzedino Alves de Assis. 

Comprovação da vacinação

Para comprovar a vacinação, o produtor rural deve preencher o formulário “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho” e apresentá-lo ao Idaf, com a nota fiscal de compra da vacina.

A comprovação pode ser realizada diretamente pelo sistema informatizado do Idaf (Siapec3), bem como ser enviada por e-mail para uma gerência local. Também pode ser entregue, presencialmente, em uma das gerências do Idaf.

Saiba como comprovar a vacina em: www.idaf.es.gov.br/febre-aftosa/vacinacao

Orientações Idaf sobre a 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa: 
Data limite para vacinação do rebanho: 31/05/2022.

Data limite para comprovação da vacinação e atualização cadastral:

  • Pela internet via login e senha do produtor: 31/05/2022
  • Por e-mail ou nos escritórios do Idaf: 10/06/2022

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.