Esalq lança dicionário Terminológico de Plantas
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,170 (1,12%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,36%)

Imagem: Pixabay

PESQUISA

Esalq lança dicionário Terminológico de Plantas

A ferramenta traz cerca de 6 mil verbetes para consulta online e gratuita
Por: -Eliza Maliszewski
685 acessos

O Centro de Estudos Linguísticos (CEL) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) acaba de lançar mais uma ferramenta para a comunidade científica que atua com plantas brasileiras. Uma plataforma virtual, com acesso gratuito, tem cerca de 6 mil verbetes em português e inglês, para consulta rápida para trabalhos de pesquisa, profissionais da área e demais interessados. É o Dicionário Terminológico Bilíngue de Plantas.

A área das Ciências Agrárias  utiliza termos de diferentes áreas do conhecimento, tais como a Fitotecnia, Zootecnia, Engenharia Rural, Tecnologia Rural, Economia Rural e Engenharia Florestal sobrepondo a outras áreas como Agricultura, Botânica, Ciência do Solo, Entomologia, Física e Meteorologia, Fitopatologia, Genética, Horticultura, Matemática e Estatística, Química e Zoologia. 

Por isso a ferramenta levou alguns anos para ser construída, com pesquisa e tradução de termos e formulação da versão digital da Enciclopédia Agrícola Brasileira, que serviu de base para o dicionário. “Entre os objetivos estava propor uma microestrutura dos verbetes, falar das características das plantas e verificar o grau cientifico e de banalização dos termos", destaca a organizadora do trabalho e educadora Fernanda Bacellar.

Constituem ainda, objetivos deste trabalho: a proposição de uma microestrutura dos verbetes adequada ao redimensionamento de dicionários bilíngues que tenham como ponto de parida enciclopédias; a caracterização morfossintática e semântica dos termos integrantes; a especificação dos processos preferenciais de criação de termos da área; a verificação dos valores linguísticos/sociais e culturais na organização conceitual/terminológica das duas línguas; e a verificação dos graus de cientificidade, vulgarização/banalização dos termos.

O dicionário pode ser acessado aqui.
 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink