Agronegócio

Escola vai implantar horta orgânica com apoio da Embrapa

E projeto foi criado no ano de 1997
Por:
1020 acessos

Um projeto que reúne criatividade e integração está nascendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Barbosa Barker, em Manaus. A partir de um trabalho escolar que dividiu as turmas em diversas temáticas relacionadas à ciência e tecnologia, surgiu a ideia de implantar uma horta orgânica na instituição, com dois principais objetivos: ofertar novos conhecimentos aos alunos e qualificar as refeições, com alimentos saudáveis. 
 
Mas além de ensino aos jovens e saúde na merenda escolar, o projeto também pretende contribuir com o meio ambiente, reutilizando garrafas pet para o estabelecimento de hortas verticais e de pneus usados para os canteiros. Mais uma alternativa criativa do projeto é o aproveitamento de resíduos de uma feira de alimentos realizada nas proximidades da escola para preparar o composto orgânico que será usado como adubo para os plantios. 
 
Couve, alface, coentro, cebolinha e tomate são alguns dos alimentos que farão parte da horta. Mas antes de pensar no alimento, os pesquisadores da Embrapa que apoiam tecnicamente o projeto, Nestor Lourenço e Rosângela Guimarães, apresentaram palestra na escola para falar sobre o lixo, justamente para reforçar a importância de temas como deposição correta de resíduos, reaproveitamento de materiais e cuidado com o meio ambiente. 
 
A palestra, realizada por meio do programa Embrapa & Escola, aconteceu na tarde de quarta-feira, 13 de julho, para um público de cerca de 300 alunos de 6ª a 9ª séries. Durante a apresentação, também foram abordados temas como os trabalhos de pesquisa da Embrapa no Amazonas, a importância de se produzir alimentos saudáveis e dicas para fazer um composto orgânico. 
 
Conforme a pedagoga da escola, Ralliany Monteiro, o projeto da horta orgânica será uma excelente forma de ensinar aos alunos novos conhecimentos, ao mesmo tempo em que proporciona uma alimentação mais saudável para os estudantes. "O projeto é muito importante, pois desenvolve valores, como cuidado com o meio ambiente, com a alimentação, e amplia o conhecimento, porque muitos alunos não fazem ideia de como o alimento é produzido", disse. 
 
Embrapa & Escola
O programa Embrapa & Escola foi criado em 1997 pela Embrapa com o objetivo de levar conhecimentos sobre a pesquisa agropecuária brasileira a estudantes do ensino fundamental. O Embrapa & Escola conta com apoio e patrocínio da Caixa Econômica Federal. 
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink