CI

Escolhidos os Campeões Hereford e Polled Hereford da Exposição Nacional

Na manhã da sexta-feira (1º de outubro) foram escolhidos os grandes campeões rústicos das raças hereford e braford que participaram da Exposição Nacional das raças em Pelotas – RS


Na manhã da sexta-feira (01-10) foram escolhidos os grandes campeões rústicos das raças hereford e braford que participaram da Exposição Nacional das raças em Pelotas – RS.

Hector Bonomi abriu os trabalhos indicando as grandes campeãs hereford e polled hereford. O trio grande campeão de fêmeas Polled Hereford PO, foi o lote 1, da Estância Tamanca de Santa Vitória do Palmar (RS), e a Melhor Fêmea Rústica Polled Hereford PO foi a terneira de tatuagem E306 do mesmo lote.

A Estância Tamanca ficou também com o título de Trio Grande Campeão de fêmeas Polled Hereford PC com lote 10, formado por um trio de vacas; a de tatuagem B13 foi consagrada a Melhor Fêmea Rústica da raça. Ricardo Terra, um dos proprietários da Tamanca, ressaltou as características citadas pelo jurado, “tanto as terneiras quanto as vacas formaram trios muito parelhos e são tipos de expressão muito femininas e com excelente capacidade carniceira”. As vacas adultas estavam recém paridas e o jurado ainda apontou a colocação dos úberes e a capacidade leiteira do trio de vacas.

O jurado uruguaio apontou também os melhores trios de machos hereford e polled hereford PO e PC. A Estância Mauá, também de Santa Vitória do Palmar, ficou com o grande campeonato de Polled Hereford PO, o lote de touros de 3 anos, levou o grande prêmio e ainda o touro 2481, ganhou o prêmio de Melhor Macho Rústico Polled Hereford PO.
O Trio Reservado de Grande Campeão, foi o lote 3, também da Estância Mauá e o terceiro melhor trio, foi o lote 6 da Cabanha São Marcos de Alegrete.

Nos machos Hereford PC, o Trio Grande Campeão, foi o lote 9, do mesmo lote de touros foi escolhido o Melhor Macho Rústico Hereford PC, o de tatuagem D054, da Estância Tamanca.
Já os machos Polled Hereford PC ficaram assim classificados, Trio Grande Campeão, foi o lote 28 da Agropecuária São Jorge, de Aceguá (RS). O Trio Reservado de Grande Campeão, foi o lote 20 da Estância Mauá e o 3º melhor trio, foi o lote 19, da Estância Tamanca.

O título de Melhor Macho Polled Hereford PC e Supremo das Raças foi o touro K170, do lote 21, da Reculuta Agropastoril de Santana do Livramento. Apontado pelo jurado, como um grande exemplar da raça e um touro melhorador para passar aos seus sucessores as suas características físicas e genéticas. Ricardo Furtado, proprietário da Reculuta diz que este touro ainda foi apontado como o tipo de animal que todos o criadores devem buscar, sendo um animal isento de defeitos, “até já o batizamos, aqui mesmo na Nacional, de Reculuta Soberano”, complementa Furtado.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.