CI

Espaço confinado e trabalho em altura são temas de oficinas do Soja Plus

Realizadas desde 2013 em parceria com a ADM, objetivo é capacitar cada vez mais trabalhadores rurais


A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) realiza neste mês oficinas sobre espaço confinado e trabalho em altura. Em parceria com a ADM, o objetivo dos cursos é levar orientações que constam nas Normas Regulamentadoras (NRs) 33 e 35 – sobre saúde e segurança no trabalho - ao maior número de trabalhadores e produtores possíveis. 
 
Iniciado pela região Norte, o módulo faz parte de um cronograma de oficinas dentro do programa Soja Plus e contemplarão as quatro regiões produtoras do Estado. “As oficinas são realizadas desde 2013 e podem participar dela produtores, técnicos e funcionários que realizam trabalhos no setor. Além das regiões Norte e Sul, as regiões Oeste e Leste serão as próximas contempladas”, afirma a gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Cristiane Sassagima.
 
Até o momento, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Diamantino e Alto Garças receberam os cursos. Nesta terça-feira (20), Pedra Preta terá o curso e Itiquira recebe a oficina na quarta-feira (21). 
 
Composta de parte teórica e demonstração de equipamentos utilizados na  prática, Cristiane afirma que as oficinas são fundamentais para que haja, cada vez mais, prevenção de riscos nas propriedades rurais de Mato Grosso. 
 
“A oficina é composta por uma parte teórica e uma demonstração de equipamentos utilizados na prática. Na teórica, eles aprendem tudo o que é relacionado ao espaço confinado e trabalho em altura, cuidados que devem ter, prevenção de riscos, prevenção de acidentes,  treinamentos, tipo correto da utilização de equipamentos. E na parte prática eles aprendem a utilizar corretamente o equipamento de segurança, como vestir e prender adequadamente para o desenvolvimento de um trabalho seguro”, explica a gerente. 
 
Soja Plus - Desenvolvido em 2011 pela Aprosoja e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Soja Plus tem o objetivo de fazer com que produtores rurais apliquem boas práticas em relação às legislações trabalhista e ambiental. Hoje, além de Mato Grosso, os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia aderiram ao Soja Plus.
 
Neste ano, pela Aprosoja, os produtores contaram com oficinas ambientais e agora recebem o módulo sobre espaço confinado e trabalho em altura. “Ainda está previsto até o fim do ano visitas dos supervisores de projetos aos produtores que realizaram os cursos do módulo trabalhista . Outro objetivo, ainda em 2016, é realizar uma nova rodada de oficina ambiental”, afirma Cristiane Sassagima. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.