Espanha deve se reforçar contra PSA
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,174 (1,21%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,46%)

Imagem: Pixabay

SURTO

Espanha deve se reforçar contra PSA

País fará orçamento para controlar biossegurança, entrada de animais e controle de javalis
Por: -Eliza Maliszewski
1324 acessos

Depois da Alemanha confirmar 38 casos de peste suína africana (PSA) em javalis encontrados mortos na fronteira com a Polônia, a Espanha recebeu um pedido para se reforçar contra a doença.

O Coordenador das Organizações de Agricultores e Pecuária da Espanha( COAG ) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação ( Mapa ) um orçamento específico para reforçar as medidas preventivas. O setor está preocupado com o avanço da doença pela Europa. “Temos observado com certa preocupação como o governo, tanto central quanto regional, não está fazendo os esforços necessários para impedir a entrada da doença. É preciso agir agora, quando no momento não temos a doença em nosso país. É melhor prevenir do que remediar ”,  destacou o chefe do COAG. 

O orçamento deve conter pelo menos quatro medidas fundamentais: o  manejo da população de javalis com estabelecimento de vigilância nos possíveis corredores de entrada de javalis ao longo da fronteira com a França e reduzir drasticamente a densidade de javalis por meio da caça; reforçar o controle sanitário de entrada de suínos e outros animais na fronteira; controlar e monitorar os centros de concentração de leitões importados e reforçar a biossegurança, melhorando a limpeza e desinfecção dos veículos de transporte de animais ao sairem dos matadouros.

Na Espanha a suinocultura representa 1,4% do PIB nacional e 14% do PIB industrial. O país é líder europeu na exportação de carne suína. Em 2019 a produção foi de 4,62 milhões de toneladas e a exportação de 1,183 milhão de toneladas, dobrando o volume enviado para a China.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink