Especialista: Alimentos encarecem sem herbicidas eficazes
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Marcel Oliveira

COMIDA

Especialista: Alimentos encarecem sem herbicidas eficazes 

Resistência está aumentando
Por: -Leonardo Gottems
264 acessos

"Acho que o futuro dos alimentos baratos está fortemente vinculado à disponibilidade e eficácia dos herbicidas existentes". Foi o que afirmou Adam Davis, ecologista do Departamento de Ciências de Culturas da Universidade de Illinois e do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Em outras palavras, sem herbicidas que funcionem, a comida pode ficar muito mais cara. 

Davis e George Frisvold, economista da Universidade do Arizona, recentemente juntaram forças para considerar a possibilidade de termos alcançado um ponto crítico em nossa capacidade de controlar ervas daninhas agrícolas com herbicidas atualmente no mercado. Eles publicaram suas análises na revista Pest Management Science. 

“Acho que se perdêssemos completamente o controle químico de certas ervas daninhas e se os agricultores continuassem a fazer a rotação do milho e da soja, eles seriam forçados a reduzir seus hectares à medida que gastassem mais tempo e dinheiro no manejo de ervas daninhas. E o custo do produto final, nossa comida, também aumentaria”, diz Davis. 

Segundo as informações do estudo, somente o cânhamo comum e o caruru, nos Estados Unidos, são responsáveis por reduzir a produção de milho e soja em 30 a 80 por cento, e que essas ervas daninhas estão desenvolvendo resistência aos herbicidas disponíveis. Como as 'superbactérias' resistentes a antibióticos, ervas daninhas resistentes simplesmente não podem ser mortas por herbicidas. 

Existem muitos herbicidas no mercado, mas todos eles se enquadram em uma das 16 categorias que descrevem seu modo de ação (MOA), ou o alvo específico na planta que o produto químico ataca. Devido a vários regulamentos e realidades biológicas, menos herbicidas MOA podem ser usados em qualquer cultura e no feixe de ervas daninhas que a acompanham. Neste ponto, muitas ervas daninhas agora são resistentes a vários MOAs. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink