CI

Especialista alerta para o impacto do bem estar animal na produtividade

Uislei Orlando, pesquisador na área da bioclimatologia e nutrição lembra que animais são mais expostos nas condições brasileiras de produção


O desafio de produzir cada vez mais carne com o menor consumo de ração exige avanços tecnológicos e conhecimento das variáveis de produção, como técnicas de manejo, nutrição e efeitos do meio ambiente. Para o doutor em bioclimatologia e nutrição de suínos, Uislei Orlando, as exigências são ainda maiores no caso brasileiro. “Nosso modelo de produção (instalações) expõe muito mais os animais a variáveis ambientais, infelizmente com efeitos negativos, na maioria das vezes”, declarou.

O especialista vai destacar a interação entre a ambiência e a nutrição e o impacto desta relação na produtividade no próximo dia 4, durante o II Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (II SBSS) e I Brasil Sul Pig Fair, que vão acontecer entre os dias 4 e 6 de agosto no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, Santa Catarina.

Ele ressalta a importância do encontro para a cadeia produtiva. “A oportunidade de discutir as interações entre o manejo nutricional e os estressores ambientais em um evento de alta qualidade, e com a presença de profissionais de diversas áreas e empresas, é de suma importância para melhorarmos ainda mais nossos índices zootécnicos e aumentarmos a competitividade mundial em custos da nossa carne suína”, afirmou o especialista.

II SBSS vai reunir cerca de 1.000 congressistas e mais e 60 empresas
Na segunda edição, o evento já é considerado o mais importante congresso técnico do setor. Isso porque ele consegue reunir no coração da cadeia produtiva técnicos de campo, profissionais da agroindústria, produtores e pesquisadores das principais instituições brasileiras e estrangeiras.

O presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e organizador do encontro, Miguel Canal, atribui a qualidade do público e o custo reduzido à proximidade da região produtora. “Oferecemos uma relação custo-benefício diferenciada pela proximidade de Chapecó com as maiores regiões produtoras do Sul. Técnicos das principais agroindústrias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná já confirmaram presença”, comemora Canal.

Palestras de alto nível técnico, focadas nas demandas do setor, já atraíram cerca de 1.000 congressistas e mais de 60 empresas. “O comitê científico do simpósio se reúne com representantes da agroindústria e técnicos de campo para saber das carências e dificuldades na atividade antes de organizar a programação técnica. E isso faz toda a diferença”, afirmou Canal. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Serviço:

II Simpósio Brasil Sul de Suinocultura e I Brasil Sul Pig Fair
Data: de 4 a 6 de agosto de 2009
Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó, Santa Catarina
Palestra: Interação ambiência x nutrição
Palestrante: Uislei Orlando
Horário: 9h30
Informações: (49) 3329.1640
Site: www.nucleovet.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.