CI

Especialista aponta “soja ladeira abaixo nos EUA”

Consultor de mercado Carlos Cogo fala sobre números do USDA



A área plantada com soja nos Estados Unidos deverá alcançar recorde de 34,317 milhões de hectares na temporada 2014/2015. O número é 10,8% superior à safra 2013/2014, aponta o relatório trimestral de plantio divulgado na segunda-feira (30/06) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).


“A estimativa ficou acima das projeções do mercado e também é superior ao dado de março do governo norte-americano, de 32,981 milhões de hectares. Segundo o USDA, houve recorde de plantio de soja nos Estados de Michigan, Minnesota, Nebraska, New York, North Dakota, Ohio, Pennsylvania, South Dakota e Wisconsin”, afirma o consultor de mercado Carlos Cogo, da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.

“O USDA atribuiu esse aumento à melhora significativa das condições de plantio em relação ao ano anterior. Até meados de junho, o plantio de soja estava 92% concluído, bastante adiantado na comparação com 2013, quando chuvas atrasaram os trabalhos em boa parte do país. Como os preços da soja estavam mais favoráveis do que os de milho no início do plantio, muitos produtores optaram pela oleaginosa”, explica ele.


Outro relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos apontou que 72% das lavouras de soja norte-americana estão em boa ou excelente condição (até o domingo) – mesmo porcentual da semana anterior. Além disso, 94% da safra tinha emergido, em linha com a média dos últimos cinco anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.