CI

Especialista avalia desempenho negativo do agro

Concorrência dos Estados Unidos e clima adverso são pontos de atenção


Foto: Pixabay

O PIB brasileiro do segundo trimestre do ano recuou em 0,1%, de acordo com dados divulgados hoje pelo IBGE. Conforme dados divulgados pela ESPM, o agronegócio, que apresentou bom desempenho em um cenário de desvalorização do dólar nos últimos trimestres, cedeu à conjuntura negativa e não repetiu as altas anteriores, apresentando queda de 2,8% -- a maior baixa entre os setores analisados pelo IBGE.

O econosmista e professor da ESPM SP, Leonardo Trevisan diz que o real desvalorizado em relação ao dólar hoje tem menor peso quando comparado a uma conjuntura econômica mais negativa para o setor. Dois pontos se destacam na análise do economista: o deslocamento das compras chinesas para os Estados Unidos e as condições climáticas adversas no Brasil.

“Apesar dos confrontos aparentes entre China e Estados Unidos, os chineses têm comprado mais do agronegócio americano do que do brasileiro", diz Trevisan. "Isso tem grande impacto entre os produtores de soja e milho -- produtos nos quais os Estados Unidos são competidores. Além disso,  a China está desacelerando, o que diminui a demanda por produtos do setor.”

O cenário de estiagem prolongada e as fortes ondas de frio que atingiram as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil também não ajudaram os produtores do agronegócio. "O cenário é bastante complexo e deve continuar a influenciar negativamente os resultados do agro nos próximos trimestres", afirma Trevisan. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.