Especialista da Conab vai debater mercado de leite no Nordeste

Agronegócio

Especialista da Conab vai debater mercado de leite no Nordeste

Entre os anos 2000 e 2008 o Nordeste aumentou a produção de leite sob inspeção em 101,9%
Por:
436 acessos

A analista do mercado de lácteos da Conab, Maria Helena Fagundes, é uma das palestrantes do XIII Seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste), que ocorre na próxima semana, no Centro de Convenções de Fortaleza/CE. Na terça-feira (16), pela manhã, ela vai abordar o crescimento do setor no país - com destaque aos superávits registrados na balança comercial - as exportações de derivados nos últimos dois anos e o panorama atual, a partir da crise econômica mundial.

Segundo Maria Helena, entre os anos 2000 e 2008 o Nordeste aumentou a produção de leite sob inspeção em 101,9%, passando de 536,5 milhões para cerca de um bilhão de litros. Por outro lado, de 1996 a 2006 houve diminuição de 24,4% no número de estabelecimentos produtores de leite nessa região. Só no estado do Ceará a redução chegou a 14%.

Para aquecer a produção e aumentar o consumo de leite na região, ela acredita na eficácia da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), nos programas de apoio à produção familiar, como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Vendas em Balcão.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink