CI

Especialista norte-americano aponta cenário favorável para cultivo do algodão no Brasil

Produção nacional vai passar de 1,734 mil/t



O consultor norte-americano Dr. Fred Bourland ratificou que o Brasil tem potencial para competir mundialmente no mercado do algodão. Conforme o especialista, a qualidade de fibra brasileira tem elevado o país como um dos expoentes no cultivo da pluma.

“As oportunidades e o futuro do Brasil com o algodão são gigantes. Este país compete muito bem com outros países produtores de algodão”, frizou após ter traçado um paralelo entre o cultivo no Brasil e nos Estados Unidos.

A afirmação ocorreu durante palestra internacional, com tradução simultânea, no VI Encontro Técnico Algodão, realizado no fim de agosto, em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

Com mais de 44 anos de experiência em melhoramento genético de algodoeiro, Bourland também falou das medidas de controle que devem ser adotadas para frear os avanços do bicudo nas plantações americanas e sobre a expansão de um tipo de percevejo na cultura local.

O evento reuniu grande parte dos envolvidos com a cotonicultura no Brasil. Diversos assuntos foram abordados como controle de pragas, perspectivas de mercado, estoques, cenário político frente à proximidade das eleições, negociação da safra 2013/14, exportações para a China entre outros. 

Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção do Brasil na safra 2013/14, será de 1.734 mil toneladas de algodão em pluma. Atualmente, o país ocupa a quinta posição entre os maiores produtores da fibra no mundo, ficando atrás de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.