Especialistas: Dieta sem carne não resolverá crise climática
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MEIO AMBIENTE

Especialistas: Dieta sem carne não resolverá crise climática

Estudo foi feito internacionalmente
Por: -Leonardo Gottems

Em geral, as pessoas em regiões industrializadas, como os Estados Unidos da América ou a Europa, são instadas a comer menos carne e alimentos derivados de animais como parte de uma dieta mais saudável e com baixas emissões. Mas as essas recomendações não são soluções universais em países de baixa e média renda, onde a pecuária é fundamental para a renda e dietas, argumentam cientistas em pesquisa recentemente publicada na Environmental Research Letters.

“As conclusões tiradas em relatórios amplamente divulgados argumentam que uma solução primária para a crise climática e de saúde humana global é comer pouca ou nenhuma carne, mas eles são tendenciosos para os sistemas industrializados ocidentais", disse Birthe Paul, principal autor e cientista sênior da Aliança da Bioversidade Internacional e do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).

Por exemplo, de toda a literatura científica sobre pecuária publicada desde 1945, apenas 13% cobrem a África. No entanto, a África abriga 20%, 27% e 32% das populações mundiais de bovinos, ovinos e caprinos. Oito dos 10 maiores institutos do mundo que publicam  pesquisas sobre gado são  estão nos Estados Unidos, França, Reino Unido e Holanda. Apenas dois, incluindo o Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI), estão sediados na África, onde o setor pecuário é a espinha dorsal da economia e onde há poucos dados disponíveis.

Os autores argumentam ainda que um foco singular nos impactos ambientais negativos relacionados à pecuária ignora o papel crítico, mas mais positivo, que a pecuária desempenha nos serviços ecossistêmicos, na renda e na provisão de ativos ou no seguro em países de baixa e média renda. Também encobre questões mais sistêmicas sobre como os animais são criados.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.