CI

Especialistas do Centro-Oeste farão balanço de safra

Especialistas avaliam os resultados obtidos nas últimas safras nesta quarta-feira e quinta-feira, em Rio Verde, Goiás, durante a 30ª edição da Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil, promovida pela Embrapa Soja


Os avanços, desafios e os resultados obtidos nas últimas safras serão avaliados por especialistas nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21), em Rio Verde, Goiás, durante a 30ª edição da Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil, promovida pela Embrapa Soja.


O gerente técnico da Aprosoja/MT, Luiz Nery Ribas, juntamente com representantes de entidades de outros 13 estados, fará um relato nesta quarta-feira (20) sobre o comportamento da cultura da soja em Mato Grosso na última safra.

Nery Ribas vai apresentar os principais entraves e demandas da safra passada e ainda traçar um breve panorama sobre as demandas para a safra 2008/2009. O gerente técnico informa ainda que entre as necessidades para a próxima safra estão estudos relacionados à soja resistente a ferrugem asiática e pesquisas voltadas para a melhoria de transgênia para uma oleaginosa mais resistente à seca e às pragas.

Para direcionar as discussões técnicas sobre a cultura da soja na safra 2007/2008, a reunião vai ser dividida em oito comissões técnicas que abordarão assuntos como economia Rural, passando por entomologia, fitopatologia entre outros.

Além disso, serão ministradas várias palestras. Nesta quarta-feira, Décio Luiz Gazzoni da Embrapa Soja apresenta o tema “Os desafios da agricultura mundial no século XXI: o mundo poderá vencê-los. O desafio da soja e do milho”.

Na quinta-feira acontecerão palestras simultâneas ministradas por representantes das oito comissões técnicas. Após a análise detalhada de todas as informações apresentadas no evento, vai ser elaborada a publicação: “Tecnologias de Produção de Soja”.


O evento reunirá pesquisadores, agrônomos e profissionais do setor produtivo e abrange todos os estados produtores de soja no país, exceto Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo informações da Embrapa.

Segundo a organização do evento, o município de Rio Verde foi escolhido este ano para ser sede do evento porque é um pólo produtor de soja, milho, arroz, algodão, sorgo, feijão e girassol. Destaca-se ainda como o maior produtor de grãos do estado de Goiás, além de possuir um importante plantel bovino e sistema de integração de aves e de suínos. O local onde vai ocorrer a reunião é o Centro Tecnológico Comigo (CTC).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.