CI

Espírito Santo lança primeira variedade de milho para plantio orgânico

“ES-204 Imperador” é capaz de produzir mais de 9,8 mil quilos de espigas


O Espírito Santo lançou a primeira variedade de milho totalmente orgânica desenvolvida no Estado. O “ES-204 Imperador” pode produzir 9.861 quilos de espigas e mais de 8 toneladas de grãos secos por hectare. Além da alta produtividade, o milho possui boa estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga, tolerância às principais doenças foliares e de grãos e ao acamamento e quebramento de planta.

Além disso, a variedade ES-204 Imperador é mais rústica, apresenta custo de semente cerca de 50% menor que os híbridos e tem a grande vantagem de permitir que suas sementes sejam utilizadas em novos plantios.

Conforme o Incaper, a cultivar pode ser destinada para alimentação humana e na produção orgânica certificada de ovos, leite e carne. Ao todo, foram 28 anos de pesquisas até conclusão do milho ES-204, destaca Jacimar Luis de Souza, pesquisador do Incaper responsável pelos trabalhos.

“O Milho Imperador é uma opção para que o agricultor orgânico do Espírito Santo tenha sementes de qualidade genética e produtividade comprovadas cientificamente. E tem um trunfo: é uma variedade que o agricultor consegue manter na propriedade e tem tripla aptidão: pode ser usado como grão; consumido em espiga, como milho-verde; e serve ainda para a produção de biomassa”, pontua.

A nova cultivar deve ser colhida em março e já em abril as sementes estarão à disposição dos agricultores capixabas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.