CI

Espírito Santo prevê safra histórica de café em 2012

Para 2012, a colheita esperada é de 12,06 milhões de sacas


Para 2012, a colheita esperada é de 12,06 milhões de sacas

A safra de café no Estado bateu recorde em 2011 e as previsões para este ano são ainda mais positivas. Para 2012, a colheita esperada é de 12,06 milhões de sacas, sendo 2,81 milhões de café arábica e 9,25 milhões de conilon. A safra capixaba prevista será superior em 4,21% a do ano passado, que foi de 11,57 milhões de sacas.


“Apesar da safra do arábica ser menor em decorrência de problemas climáticos, de doenças e de lavouras mais envelhecidas, há uma compensação pela ampliação da produção do Café Conilon, e novamente esperamos bater o recorde de produção aqui no Espírito Santo devido à utilização de tecnologias de ponta pelos nossos cafeicultores, como novas variedades, irrigação, podas e nutrição, dentre outras”, afirma Enio Bergoli, secretário estadual de Agricultura.

Contudo, o secretário pondera que essa é uma primeira estimativa de safra, cujos levantamentos foram realizados no final do ano passado, logo após a floração das lavouras. “Ainda é muito cedo para se chegar a um número confiável para a próxima safra, pois a produção ainda está sujeita a intempéries climáticas e ataques de doenças e pragas até o início da colheita, que deve começar no final de abril para o conilon e a partir da segunda quinzena de maio para o café arábica,” ressalva Bergoli.

A estimativa da safra brasileira de cafés para 2012 também aponta para uma produção recorde de 50,61 milhões de sacas beneficiadas. Os dados foram apresentados nessa terça-feira, 10 de janeiro, em Brasília, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de levantamentos realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em todas as regiões cafeeiras do Brasil.


Este ano, segundo esta primeira estimativa da Conab, a produção nacional será superior em 16,4% em relação a 2011. O café colhido neste ano será suficiente para atender ao mercado interno do país, que cresce de 4 a 4,5% ao ano, e recompor estoques necessários às exportações. O Brasil permanecerá em 2012 como o maior produtor, maior exportador e segundo maior consumidor mundial de café, sendo superado apenas pelos Estados Unidos.

Comparativo das Safras CAPIXABAS de Café – 2011 e 2012*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.