CI

Estabilidade é incerta nos preços dos alimentos 

Nos Estados Unidos, os preços dos alimentos aumentaram 6,1% no ano passado


Foto: Pixabay

Os preços mundiais dos alimentos dispararam 28% durante 2021, de acordo com um índice baseado em cinco principais commodities, incluindo grãos de cereais, carne e açúcar, disse a  Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação  na quinta-feira. O aumento abrupto, à medida que o mundo se recuperava do colapso econômico que acompanhou a pandemia, encerrou cinco anos de relativa estabilidade no Índice de Preços de Alimentos. 

Os maiores aumentos foram nos óleos vegetais usados na culinária, temperos e molhos. O subíndice de óleos vegetais disparou em quase 68%, para o nível anual mais alto de todos os tempos. Os grãos de cereais, incluindo trigo, arroz e milho, tiveram o segundo maior aumento, 27%. No geral, o índice de alimentos estava em seu nível mais alto desde 2011, ano passado, houve uma grande alta nos preços dos alimentos. 

“Embora se espere que os preços normalmente altos dêem lugar ao aumento da produção, o alto custo dos insumos, a pandemia global em curso e as condições climáticas cada vez mais incertas deixam pouco espaço para otimismo sobre um retorno a condições de mercado mais estáveis, mesmo em 2022”, disse Abdolreza Abbassian, economista sênior da FAO. 

Nos Estados Unidos, os preços dos alimentos aumentaram 6,1% no ano passado, liderados pelos preços persistentemente altos da carne,  disse o Departamento do  Trabalho no mês passado. Os preços da carne bovina aumentaram 21%. O governo Biden culpou os grandes processadores de carne por “usarem seu poder de mercado para aumentar os preços (ao consumidor) e pagar menos aos agricultores”. No início desta semana, o presidente Biden anunciou um  plano de quatro pontos  para aumentar a competição na indústria da carne, incluindo a aplicação vigorosa da lei antitruste. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.