CI

Estação Ecológica de Ribeirão Preto oferece cursos em comemoração ao seu 34º aniversário

Na programação do 34º Aniversário da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, SP, que terá duração de uma semana


Na programação do 34º Aniversário da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, SP, que terá duração de uma semana, será oferecido curso para capacitação de agentes multiplicadores em classificação de terras no sistema de capacidade de uso, com abordagens metodológicas e aplicações práticas, pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Lauro Pereira. A data do curso será dia 13 de setembro, no Centro Universitário Moura Lacerda, em parceria com a Fundação Florestal e a Secretaria de Meio Ambiente, para gestores de prefeitura municipal, técnicos da área, produtores rurais e estudantes de agronomia, biologia e engenharia ambiental.

Os objetivos do curso são promover o entendimento teórico e prático sobre a metodologia (conceitos, estrutura/hierarquia, importância e aplicações), capacitar para a leitura e interpretação de mapa e legenda, além de exercitar tomadas de decisão, com base em princípios da sustentabilidade.

Conforme Lauro, "o uso adequado do solo é o primeiro passo para realização de uma agricultura correta e sustentável”. O método de classificação de solos, com base no “Sistema de Capacidade de Uso”, permite uma avaliação com foco em dois aspectos principais: conservacionista e econômico. Como resultado final, tem-se grupamentos de solos, ou classes de capacidade de uso, as quais permitem um planejamento de uso agrícola, dentro dos princípios de sustentabilidade e qualidade ambiental", diz Lauro.

De acordo com o pesquisador, um solo ideal deve ter boa drenagem, fertilidade elevada, boa capacidade de armazenamento de água, baixa erodibilidade, entre outros atributos, fundamentais para o uso agrícola sustentável.

As aplicações práticas, referem-se ao planejamento de uso nos âmbitos nacional, regional e local (em propriedades rurais, empresas agrícolas e bacias hidrográficas), sendo úteis também às recomendações de práticas conservacionistas, cadastramento e avaliação de adequabilidade de uso das terras.

Para inscrição para os cursos e ciclo de palestras, acesse os links abaixo.
Dia 11 de setembro - Curso: Preciso avaliar uma ação educativa, e agora? – introdução à avaliação educativa em espaços de educação não formal
Inscreva-se: https://goo.gl/ forms/NHD1xrC0GyugFLhz1

Dia 12 de setembro - Ciclo de Palestras - Tema central: Biodiversidade
Inscreva-se: https://goo.gl/ forms/Hv3M8KsBwgluAWjv2

Dia 13 de setembro - Curso: Classificação de Terras no Sistema de Capacidade de Uso: Metodologia e Aplicações Práticas
Inscreva-se: https://goo.gl/ forms/k9KyFc3dogjG37EF2

Dia 15 de setembro - Workshop - Viagem Virtual ao passado geológico da região de Ribeirão Preto: Do Gondwana ao Guarani
Inscreva-se : https://goo.gl/ forms/pFZnWNVGBQcx2xwG2
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.