CI

Estado atende pleito da Unicafes/AL e reativa o CONECOOP

A reativação do Conselho Estadual de Cooperativismo (CONECOOP) será concretizada nesta terça-feira, 21


Foto: Divulgação

Pauta de trabalho da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar  e Economia Solidária  Alagoas (Unicafes/AL) em 2021, a reativação do Conselho Estadual de Cooperativismo (CONECOOP) será concretizada nesta terça-feira, 21, em cerimônia de posse a ser realizada na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedetur), às 9h. No total, vão fazer parte do Conselho representantes da Unicafes, Sistema OCB e seis Secretarias de Estado.

A Unicafes Alagoas conquistou três vagas para representação do cooperativismo na agricultura familiar. As respectivas vagas serão ocupadas pelos titulares: Antonino Cardozo (presidente da Unicafes/AL e Coopaiba);  Klécio Santos (presidente da Cooperativa Pindorama) e Roberto Moura (presidente da COOBAPI).  

Desativado há oito anos, o Conselho de Cooperativismo é o espaço oficial para tratar as atividades  e o desenvolvimento do setor. “A retomada representa a  abertura para mais incentivo à prática cooperativista. A Unicafes apostou nesse pleito como demanda urgente para melhor interlocução  com o governo e principalmente na proposição  de políticas públicas. Nosso agradecimento ao secretário Marcius Beltrão que nos ajudou nessa batalha”, acrescenta o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo.

Movimento consolidado no Estado, o cooperativismo na agricultura familiar por meio da Cooperativa Pindorama é modelo de reforma agrária para o Brasil. “A Pindorama é reconhecida nacionalmente como modelo brasileiro de cooperativismo por ser uma unidade, com mais de mil cooperados, e que beneficia toda a produção de seus colonos, fechando diversas cadeias de produção. Isso porque tem mais de oito indústrias em seu complexo”, exemplificou o presidente da Unicafes.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.