CI

Estado repassa bens e equipamentos a agricultores familiares de 12 municípios goianos

Os bens são destinados a apoiar as atividades dos agricultores familiares visando a melhoria da bacia leiteira e apícola dos municípios


O vice-governador Zé Eliton entregou bens e equipamentos a agricultores familiares de 12 municípios goianos. O repasse ocorreu na sede da Superintendência Executiva de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), ocasião em que representou o governador Marconi Perillo e falou da “importância desse evento que busca fortalecer a agricultura familiar e dar condições de consolidação dos grupos de subsistência de pequenos produtores, que têm grande potencial para crescer e se desenvolver”.

Ao tratar do Goiás na Frente, Zé Eliton citou os desafios que surgem a partir do ciclo virtuoso de desenvolvimento que já é realidade em Goiás, como formação do saber, produção sustentável, fortalecimento da agricultura familiar, investimentos em tecnologia e inovação. “Goiás, a cada dia, se torna referência positiva na construção de um novo ambiente de desenvolvimento social e econômico”, pontuou.

O termo de cessão também foi assinado pelo titular da SED, Francisco Pontes. O repasse aos agricultores é resultado de contratos do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais – Pronat, firmados entre União e o Estado de Goiás, na parceria SEAD/SED.

Entre os equipamentos estão inclusos distribuidores de calcário, colhedoras de forragens, kits de inseminação artificial, tanques de resfriamento de leite, caixas para apicultura, plantadeira para plantio convencional, equipamentos para escritório, veículos, motocicletas e caminhão com tanque isotérmico para transporte de leite.

Agradecimento

Foram beneficiadas Prefeituras Municipais e Instituições da Agricultura Familiar de Crixás, Uirapuru, Matrinchã, Faina, Araguapaz, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Mundo Novo, Mozarlândia, Goianésia, Pilar de Goiás e Rubiataba.

O prefeito de Nova Crixás, Ailton Jose Barretos, o Barretinho, falou em nome dos demais gestores e ressaltou os diversos investimentos do governo de Goiás nos municípios goianos. “Agradeço, em nome dos demais colegas, ao governador Marconi Perillo e ao vice, Zé Eliton, que têm dado atenção a todos nós, seja por meio do Goiás na Frente, ou por ações como esta”, frisou.

Os bens são destinados a apoiar as atividades dos agricultores familiares visando a melhoria da bacia leiteira e apícola dos municípios relacionados que integram os Territórios do Vale do Araguaia e Vale do São Patrício, os quais foram cedidos por meio de Termos de Cessão / Permissão de Uso às prefeituras e entidades de Agricultores Familiares, como associações, por exemplo.

Representante da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, delegado regional do Desenvolvimento Agrário em Goiás, Ícaro Araújo Braga, também esteve presente e reconheceu a atenção do governo goiano para com a agricultura familiar. “Ressalto a importância desse repasse, que será de grande valia para esses agricultores e, consequentemente, para a economia do estado. E agradeço o apoio do governo de Goiás”, disse.

Acompanharam a solenidade o deputado estadual Jean Carlo, prefeitos dos municípios contemplados, superintendente Executivo de Agricultura da SED, Antônio Flávio Camilo de Lima, presidentes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Arraes, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Manoel Caixeta, e representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), Fundação de Assistência Técnica e Extensão Rural em Goiás (Fundater), Caixa Econômica Federal (CEF), entre outros.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.