CI

Estados fazem acordo de defesa sanitária animal e vegetal

Assinatura de protocolo será firmada na abertura oficial da Superagro, em MG


Secretários de Agricultura de sete Estados e do Distrito Federal assinam nesta quinta-feira (31-05), em Belo Horizonte (MG), um protocolo para a criação de um plano de ação que irá integrar os trabalhos de defesa sanitária. O acordo será firmado durante a solenidade de abertura da Superagro, às 10h, no Complexo Expominas.

Participam da solenidade o governador Aécio Neves e os secretários de Minas Gerais (Gilman Viana Rodrigues), Rio de Janeiro (Christino Áureo da Silva), Espírito Santo (César Roberto Colnago), Goiás (Leonardo Veloso), Bahia (Geraldo Simões Oliveira), Mato Grosso do Sul (Tereza Cristina Correia da Costa Dias) e Distrito Federal (Wilmar Luiz da Silva). O Estado de São Paulo será representado pelo secretário-adjunto, Antônio Júlio Junqueira Queiroz. De acordo com o secretário de Minas, as ações de defesa sanitária animal e vegetal são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio nacional. “É necessário harmonizar as ações de defesa, principalmente no caso de Minas Gerais, que faz divisa com seis Estados, todos signatários do protocolo”, explica Gilman Viana.

De acordo com o documento a ser assinado, serão designados dois servidores de cada órgão estadual de defesa sanitária ligado às secretarias. Eles vão compor um grupo de trabalho para elaborar um plano de ação integrada. O grupo vai contar com especialistas na área de defesa animal e vegetal. “Uma das principais questões é o controle do trânsito de animais e vegetais, além dos seus derivados. Além disso, precisamos encontrar soluções para o elevado custo financeiro de manutenção das barreiras fixas interestaduais”, informa o secretário de Minas. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.