Estados Unidos e Japão negociam potencial acordo comercial

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
POLÍTICA MUNDIAL

Estados Unidos e Japão negociam potencial acordo comercial

Os dois países devem continuar se reunindo ao longo do ano
Por: -Leonardo Gottems

Os Estados Unidos e o Japão iniciaram negociações sobre um potencial acordo comercial. O representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, reuniu-se com o ministro da Revitalização Econômica do Japão, Toshimitsu Motegi, de 15 a 16 de abril, em Washington DC. 

A agricultura foi incluída nas negociações de continuação do Acordo Comercial Estados Unidos-Japão, bem como no objetivo de estabelecer padrões elevados na área do comércio digital. Segundo o Escritório do Representante de Comércio dos EUA USTR, os Estados Unidos elevaram seu déficit comercial com o Japão para US $ 67,6 bilhões em mercadorias em 2018. 

Embora o caminho a seguir para essas negociações ainda não esteja claro, a US Wheat Associates apoiou as negociações e foi incentivada pelo compromisso de futuras reuniões. Nesse cenário, a associação indica que as negociações podem beneficiar muito o setor norte-americano. 

“O governo Trump descreveu vários problemas de política comercial enfrentados pela indústria dos EUA. O USW concorda com muitos e questiona alguns, mas temos fortes esperanças de um sistema de comércio global melhorado após a interrupção que muitos vêem como necessária para reequilibrar as relações comerciais. A administração claramente não esqueceu a agricultura dos EUA, como prova a declaração do USTR. Concluir um acordo com o Japão para compensar os efeitos da retirada da TPP seria um passo crucial e bem-vindo para demonstrar aos agricultores dos EUA que seus interesses ainda importam”, diz a associação. 

O embaixador Lighthizer e o ministro Motegi concordaram que os Estados Unidos e o Japão se reunirão novamente no futuro próximo para continuar essas negociações. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink