CI

Estados Unidos querem árbitro na briga do trigo


Os Estados Unidos encaminharam ontem (18-03) um pedido à Organização Mundial do Comércio (OMC) para a criação de um grupo especial para servir de árbitro na sua disputa com o Canadá envolvendo o trigo. Os norte-americanos acusam os vizinhos de práticas discriminatórias nas importações e exportações desse cereal por meio da Junta Canadense do Trigo.

Os Estados Unidos consideram que esse organismo, que controla as exportações de trigo canadense, funciona como um monopólio e afirma que suas atividades nos setores de exportação e importação são incompatíveis com vários artigos do Acordo Geral sobre Tarifas Alfandegárias e Comércio (GATT). Segundo Washington, os privilégios da Junta incluem o direito exclusivo de comprar trigo do oeste do Canadá para a exportação e o consumo nacional a um preço determinado pelo Governo e pelo Conselho, assim como o de vendê-lo.

O representante do Canadá lembrou, no entanto, que entre 1990 e 2002, o governo norte-americano realizou nove investigações sobre a política canadense nesse setor, estudos que demonstraram, disse, estar de acordo com as obrigações multilaterais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.