CI

Estância Tradição vence Mérito Genético 2016

Prêmio Mérito Genético tem por intuito destacar os selecionadores


A Parceria Rotta Assis, proprietária da Estância da Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS), foi a grande vencedora do Troféu Mérito Genético Angus – Luis Alberto Fries de 2016. A premiação destaca o criatório que obteve o melhor desempenho na produção de reprodutores validada pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). A propriedade atingiu 1.305,81 pontos no ano, batendo um segundo colocado de peso: o tetracampeão do Mérito, Ulisses Amaral, da Cabanha Santa Joana, que somou 1.294,93 pontos. O resultado foi anunciado na noite desta quinta-feira (08/12) durante jantar de confraternização de final de ano realizado pela Associação Brasileira de Angus na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. 

O troféu, concedido anualmente pela Angus com apoio do Promebo e da Alta/Progen, foi entregue ao criador pela presidente do Conselho Técnico da Angus, Susana Macedo Salvador, juntamente com o diretor da Progen, Fábio Barreto, e pelo presidente da ANC, Ignacio Tellechea. “O resultado desse prêmio é fruto do trabalho de criadores que investem alto em qualidade. O prêmio à Estância Tradição é um reconhecimento ao excelente trabalho que está sendo desenvolvido naquela propriedade. Temos uma prova disso apenas ao olhar os animais, com plantel excepcional e vários animais de ponta” disse José Roberto Pires Weber, presidente da Angus.

Segundo o criador Rogério Rotta Assis, o prêmio completa os resultados de 2016, uma vez que a propriedade também venceu o Ranking Nacional de Rústicos. "O mérito reflete o ganho genético que o gado está tendo, e o ranking inclui a parte fenotípica dos animais. Geralmente, nas exposições o jurado avalia o que está enxergando, mas o mérito reproduz o ganho genético, o que para mim é sempre o mais importante", comemorou. Segundo ele, o ano veio com uma "combinação perfeita" de resultados. A 'dobradinha', salienta ele, está baseada em um olhar apurado dos proprietários sobre os animais e em uma seleção criteriosa do que há de melhor da genética nacional. "Nós usamos 90% dos reprodutores oriundos da nossa criação e com base nos resultados do Promebo", destaca.   

Como é escolhido o vencedor do Mérito Genético

O prêmio Mérito Genético tem por intuito destacar os selecionadores que utilizam o melhoramento genético para a evolução de seus planteis. Ele é dividido em critérios eliminatórios e de pontuação. Portanto, para que um selecionador dispute o prêmio, primeiramente deve cumprir todos os critérios eliminatórios.

Critérios eliminatórios:
- Não ter seu rebanho avaliado no Promebo nas últimas 3 safras (desmama e sobreano).
- Não ter o número mínimo médio de animais avaliados em cada safra, que deve ser o seguinte:
30 machos na desmama e 20 no sobreano.
30 fêmeas na desmama e 20 no sobreano. 

Após cumprir esta premissa o selecionador começa a contar pontos dentro dos seguintes critérios de pontuação:

Critérios de pontuação:

Com relação aos animais dentro do Sumário de Touros Angus Publicado (somente pontuam animais classificados até Deca 3):

- Contabilizará o valore do Índice Final do primeiro touro que aparecer em seu nome no sumário com a avaliação completa.
- O criador que tiver o melhor touro do sumário para o Índice Final receberá este valor para sua pontuação também.
- Contabilizará o valor do Índice Desmama do primeiro touro que aparecer em seu nome no sumário com avaliação somente até a desmama e que tenha no máximo 5 anos.
- O criador que tiver o melhor touro do sumário para Índice Desmama receberá este valor para sua pontuação também, desde que este animal seja avaliado somente até a desmama e tenha no máximo 5 anos.
- Contabilizará o valor do Índice Carcaça do primeiro touro que aparecer em seu nome no sumário. 
- O criador que tiver o melhor touro do sumário para Índice Carcaça receberá este valor para sua pontuação também, desde que este animal tenha avaliação completa.

Com relação às fêmeas dentro do Sumário de Vacas Angus Publicado (somente pontuam fêmeas classificadas até Deca 1):
- Contabilizará o valor do Índice Final da primeira fêmea que aparecer em seu nome no sumário com avaliação completa.
- O criador que tiver a melhor fêmea PO e/ou PC do sumário para Índice Final receberá este valor para sua pontuação também. 

Com relação aos animais Dupla Marca seletiva e Touros Jovens publicados no Sumário:
- Contabilizará o valor do Índice Final do primeiro Touro Dupla Marca que aparecer em seu nome no Sumário.
- Contabilizará o valor do Índice Final da primeira Vaca Dupla Marca que aparecer em seu nome no Sumário. 
- O criador que tiver a melhor Vaca Dupla Marca do sumário para Índice Final receberá este valor para sua pontuação também.
- Contabilizará o valor do Índice Final do primeiro Touro Jovem que aparecer em seu nome na lista de TJSA no Sumário.
- O criador que tiver o melhor Touro Jovem para Índice Final receberá este valor para sua pontuação também.
- Quanto maior o número de animais Dupla Marca publicados no sumário (Machos e Fêmeas) maior a pontuação obtida.
 
Com relação às Tendências Genéticas do plantel:  
- O plantel que apresentar Tendência Genética positiva para Índice Desmama pontua com 10 pontos, caso contrário não pontua.
- O plantel que apresentar Tendência Genética positiva para Índice Final pontua com 10 pontos, caso contrário não pontua.

Com relação à pré-seleção dos animais: 
- O criador que avaliar no mínimo 40% dos machos no sobreano que tenham sido avaliados na desmama pontuam com 100 pontos, caso contrário não pontua. 
- O criador que avaliar no mínimo 60% das fêmeas no sobreano que tenham sido avaliados na desmama pontuam com 100 pontos, caso contrário não pontua. 


Crédito: Olga Silva
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.