CI

Estatais chinesas buscam formar consórcio para Ferrogrão, diz secretário do PPI

Chineses estão bastante interessados na Ferrogrão


As empresas estatais chinesas pretendem formar um consórcio para participarem da disputa para explorar a concessão a ferrovia conhecida como Ferrogrão, disse à Reuters o secretário do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo federal, Adalberto Vasconcelos.

Com 1,1 mil quilômetros, a Ferrogrão ligará produtores de grãos do Centro-Oeste ao porto de Miritituba (PA), escoando a produção a portos do Norte do país, funcionando como uma alternativa à BR-163. Nesta semana, representante da maior operadora ferroviária do Brasil, Rumo, afirmou que a estimativa de demanda da Ferrogrão está superestimada.

Vasconcelos afirmou que esteve recentemente na China e recebeu indicações que empresas chinesas interessadas na Ferrogrão estão se juntando em consórcio para participar do certame, previsto para o primeiro semestre de 2018.

“Os chineses estão bastante interessados na Ferrogrão. São empresas estatais de diversos ramos e estão montando um consórcio entre elas”, disse Vasconcelos à Reuters. “São empresas dos ramos de concreto, aço, dormentes formando um consórcio integrado para participar do leilão. Os chineses não concorrem entre si fora do país”, acrescentou.

A idéia do governo, segundo o secretário do PPI, é estabelecer investimento de 12,6 bilhões de reais para construção da Ferrogrão. O prazo de concessão estudado é de 60 a 65 anos e o edital terá cláusula em que outros operadores poderão entrar no projeto somente após a amortização do capital investido pelo grupo que vencer o leilão para construção da via.

“Só vai operar quem construir a ferrovia, até se amortizar o investimento. Isso deve levar 25 a 30 anos, ou seja metade do prazo da concessão. Isso ocorre porque é uma ferrovia ‘greenfield’ (a ser construída)”, disse Vasconcelos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.