Ferrovia

Estatais chinesas buscam formar consórcio para Ferrogrão, diz secretário do PPI

Chineses estão bastante interessados na Ferrogrão
Por: -Rodrigo Viga Gaier
63 acessos

As empresas estatais chinesas pretendem formar um consórcio para participarem da disputa para explorar a concessão a ferrovia conhecida como Ferrogrão, disse à Reuters o secretário do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo federal, Adalberto Vasconcelos.

Com 1,1 mil quilômetros, a Ferrogrão ligará produtores de grãos do Centro-Oeste ao porto de Miritituba (PA), escoando a produção a portos do Norte do país, funcionando como uma alternativa à BR-163. Nesta semana, representante da maior operadora ferroviária do Brasil, Rumo, afirmou que a estimativa de demanda da Ferrogrão está superestimada.

Vasconcelos afirmou que esteve recentemente na China e recebeu indicações que empresas chinesas interessadas na Ferrogrão estão se juntando em consórcio para participar do certame, previsto para o primeiro semestre de 2018.

“Os chineses estão bastante interessados na Ferrogrão. São empresas estatais de diversos ramos e estão montando um consórcio entre elas”, disse Vasconcelos à Reuters. “São empresas dos ramos de concreto, aço, dormentes formando um consórcio integrado para participar do leilão. Os chineses não concorrem entre si fora do país”, acrescentou.

A idéia do governo, segundo o secretário do PPI, é estabelecer investimento de 12,6 bilhões de reais para construção da Ferrogrão. O prazo de concessão estudado é de 60 a 65 anos e o edital terá cláusula em que outros operadores poderão entrar no projeto somente após a amortização do capital investido pelo grupo que vencer o leilão para construção da via.

“Só vai operar quem construir a ferrovia, até se amortizar o investimento. Isso deve levar 25 a 30 anos, ou seja metade do prazo da concessão. Isso ocorre porque é uma ferrovia ‘greenfield’ (a ser construída)”, disse Vasconcelos. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink