CI

Estatais chinesas são guiadas a não comprar soja dos EUA

China deve comprar soja do Brasil


Foto: Divulgação

As empresas agrícolas estatais da China foram instruídas a parar de comprar soja e porco dos Estados Unidos em meio a possíveis sanções a Hong Kong, informou a Bloomberg, citando fontes familiarizadas com as discussões. A Cofco e a Sinograin foram instruídas a interromper as compras, embora os compradores privados não tenham sido informados disso. 

Em resposta à China impor uma lei de segurança nacional a Hong Kong, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os Estados Unidos revogariam o tratamento preferencial de Hong Kong como um território alfandegário e de viagens separado do resto da China. Trump também disse que os Estados Unidos tomariam medidas para sancionar autoridades chinesas e de Hong Kong que estavam direta ou indiretamente envolvidas na erosão da autonomia de Hong Kong da China. 

Como parte de seu acordo de fase um, a China concordou em comprar cerca de US$ 36,5 bilhões em produtos agrícolas dos EUA em 2020. Até agora, os chineses compraram cerca de US$ 3,35 bilhões no primeiro trimestre devido à pandemia, disse a Bloomberg. 

Ainda no comércio internacional, os preços de exportação de trigo da Rússia se estabilizaram quando o mercado examinou as condições da colheita e o potencial de produtividade, informou a Reuters. O trigo com 12,5% de carga nos portos do Mar Negro com entrega em julho estava em US $ 202 por tonelada no final da semana passada, inalterado em relação à semana anterior, disse SovEcon. 

As exportações da Rússia desaceleraram para os níveis mais baixos nos últimos anos, disse SovEcon. Elas foram de 134.000 toneladas de trigo na semana passada, em comparação com 305.000 toneladas na semana anterior. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.