CI

Estiagem: Irani (SC) decreta Situação de Emergência

É o primeiro município (na abrangência da SDR/Concórdia) a assinar o decreto


É o primeiro município (na abrangência da SDR/Concórdia) a assinar o decreto

O município de Irani vem acumulando perdas devido à estiagem. Atualmente, quatro propriedades rurais estão sendo abastecidas pela Prefeitura. Além disso, as perdas nas lavouras são significativas, principalmente no milho. A produção de leite também está seriamente comprometida. Os prejuízos fizeram com que a administração municipal decretasse Situação de Emergência.

Segundo a prefeita Adelaide Salvador, o município depende da agricultura e a administração municipal já está transportando água para algumas propriedades. A queda no leite já atinge 30% de prejuízos. "O que mais preocupa é a falta de água para os animais", ressalta Adelaide. A Prefeitura está perfurando poços na tentativa de amenizar a situação do agricultor.

A secretaria da agricultura fez um levantamento fotográfico no interior. Além das perdas no milho, as pastagens também estão comprometidas. Outro fator que dificulta o atendimento às prioriedades rurais é o fato de que a Prefeitura possui apenas um caminhão para abastecer os agricultores. "O problema da estiagem é muito sério em nosso município", declara a prefeita.

O município de Irani foi o primeiro (na área de abrangência da SDR de Concórdia) a decretar Situação de emergência. O objetivo da administração é acelerar a busca de recursos para diminuir os impactos da falta de chuva no município.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.