CI

Estiagem atrasa plantio de soja no PR

As lavouras de milho são as mais prejudicadas e registram perdas superiores a 70 %


O cenário agrícola pode se tornar ainda mais desanimador caso as chuvas não se regularizarem nos próximos dez dias. Em Maringá (PR), a chuva foi insuficiente, apenas 8 milímetros. As lavouras de milho são as mais prejudicadas e registram perdas superiores a 70 %. Na região de Iguaraçu (28 km de Maringá) 80 % da área de soja ainda não foi plantada.

Em Iguaraçu, dos 9,5 mil hectares destinados para a soja, apenas 1,9 mil foram cultivados. A área com milho soma 1,5 mil hectares. O agricultor Laércio Polotto diz que sua plantação de soja mais velha apresenta perdas estimadas em 30 %.

Dos 968 hectares que ele cultiva em sociedade com a família, semeou apenas 435. Polotto destaca que a melhor época para o plantio é o mês de novembro. "Se não chover nos próximos dias, a situação tende a se agravar", relata.

O produtor José Bedin filho, planta 55 hectares de soja. Ele destaca que a falta de chuva está comprometendo o desenvolvimento das plantas. "O plantio deste ano não começou bem. Esperamos que as chuvas se regularizem, principalmente na época que surgirem os grãos. Período em que a planta mais necessita de água", frisa.

Leonel Chier, técnico da Emater em Iguaraçu, ressalta que muitos produtores terão que fazer o replantio da soja. "As áreas com milho estão com a produção comprometida", aponta.

Segundo a Climatempo Meteorologia, é prevista a incidência de chuva até terça-feira (28-11), com probabilidade de 90 % de precipitação de 30 milímetros para o dia.

O Departamento de Economia Rural (Deral), órgão da Secretaria da Agricultura, avalia que na região de Maringá 75% da área agricultável foi plantada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.