CI

Estiagem começa provocar morte de peixes em Ijuí

O índice de amônia nos açudes, provocado pela fermentação de pasto ou outros produtos que alimentam os peixes, é muito alto


O escritório municipal da Emater de Ijuí recebeu, até o momento, 30 pedidos de proagro devido as perdas no milho causadas pela estiagem.

O responsável pelo escritório, Edwin Bernich, salienta que o número não é alto se comparado com a situação. Segundo ele, isso leva a crer que muitos agricultores estão fazendo silagem com o milho.

Explicou que em grande parte do Município as perdas do milho são muito altas e onde a planta está melhor devido às chuvas, como em Itaí e Chorão, o grão do produto tem metade do tamanho do que seria normal.

Em relação à soja, Edwin Bernich esclarece que a partir de agora a situação preocupa mais porque a cultura começa estágio de floração. Disse que ontem, 05, esteve pessoalmente em lavouras em direção ao Município de Ajuricaba e em áreas de pedregulho a soja morreu.


Outra informação repassada pelo técnico agrícola é quanto a redução do nível de água dos açudes. Enfatizou que em Rincão dos Gói em dois açudes já se constatou morte de peixes. Bernich observou que em função da baixa quantidade de água das vertentes, o índice de amônia nos açudes, provocado pela fermentação de pasto ou outros produtos que alimentam os peixes, é muito alto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.